Foto: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

Da redação* | Termina nesta quarta-feira (28), às 19h, o prazo para inscrições para o sorteio de vagas na Educação Infantil no município de Canoas (creche e pré-escola). Para participar do sorteio, pais ou responsáveis devem comparecer presencialmente, a partir das 10h, em um dos pontos de inscrição, nas subprefeituras dos quadrantes e nas escolas Carlos Drummond de Andrade, no Guajuviras, e Thiago Würth, no bairro Mathias Velho.

Para as creches, serão aceitas inscrições de crianças de zero a três anos e 11 meses, completados até o dia 31 de março de 2019. Para a pré-escola (Jardim I e II), a faixa etária é dos 4 aos 5 anos e 11 meses, também completados até 31 de março de 2019. Mesmo aqueles que já se inscreveram em anos anteriores e não foram chamados devem atualizar o cadastro. Os alunos que já frequentam a Educação Infantil na rede pública municipal seguem com a vaga garantida, sendo dispensados do cadastro para concorrer a novas vagas.

Um grande número de funcionários está mobilizado, desde o dia 21 de novembro, para atender toda a população. Mais de cem servidores do município estão envolvidos na força-tarefa que tem o objetivo de atender os cidadãos com conforto e celeridade. Até segunda-feira (26), a Secretaria Municipal da Educação (SME) registrou 5.824 crianças inscritas.

A inscrição para o sorteio não garante, automaticamente, o acesso à Educação Infantil. A Prefeitura de Canoas tem trabalhado para universalizar o acesso das crianças à educação, aumentando gradativamente o número de vagas em creches e pré-escolas. Sendo assim, será feito um sorteio das vagas para os ingressantes em 2019. Seguindo a Legislação Federal, que impede que critérios como renda ou ocupação dos pais sejam determinantes para a escolha dos sorteados, todos os cadastrados nesta etapa concorrerão de forma igual às vagas na Educação Infantil.

Documentos necessário no ato da inscrição:

– Certidão de Nascimento da criança;

– Comprovante de residência, onde conste o endereço o qual o menor reside*;

– CPF ou RG do responsável pela inscrição.

* O local de residência da criança, comprovado no ato da inscrição, definirá a região para fins da disponibilização da vaga. Não é necessário levar cópias dos documentos.

Resultado

A lista contendo as inscrições homologadas será divulgada no dia 5 de dezembro de 2018 no Diário Oficial do Município (www.canoas.rs.gov.br), nos murais das Subprefeituras, na Central de Vagas da SME, nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Canoas. O sorteio público para as creches municipais será nos dias 12 e 13 de dezembro de 2018, na sede da Prefeitura de Canoas. Para a pré-escola, o sorteio público será no dia 14 de dezembro no mesmo local.

Locais de Inscrições:

Subprefeitura Nordeste:

Av. Boqueirão, 3166 – Estância Velha. Telefone: (51) 3465-4433

Subprefeitura Região Noroeste:

Rua Candelária, 441 – Mathias Velho. Telefone: (51) 3466-1660.

Subprefeitura Região Sudeste:

Rua Marechal Rondon, 100 – Niterói. Telefone: (51) 3475-2525.

Subprefeitura Região Sudoeste:

Rua Edgar Fritz Muller, 430 – Rio Branco. Telefone: (51) 3472-0454.

EMEF Carlos Drummond de Andrade:

Rua Seis, 400, setor 5, Quadra X – Guajuviras. Telefone: (51) 3468-2232.

EMEF Professor Thiago Würth:

Avenida Rio Grande do Sul, 4240 – Mathias Velho. Telefone (51) 3236-2546.

*Com informações da Prefeitura de Canoas