divulgação

Foto: Divulgação

Da redação | A Operação Papai Noel 2018 foi lançada na manhã desta quarta-feira (28), em Caxias do Sul. A iniciativa tem como objetivo aumentar a segurança de lojistas e clientes da área central da cidade durante as compras de fim de ano. A Brigada Militar deve redirecionar 40 PMs para o patrulhamento ostensivo de prevenção e repressão para as vias centrais, com emprego de viaturas, motos e cavalaria.

Além da BM, a operação conta com apoio de demais órgãos de segurança pública, fiscalização urbana e entidades do comércio caxiense. Neste ano, a operação se inicia no próximo sábado (1) e vai até 5 de janeiro. Durante o período, visitas ao comércio também devem ser feitas.

Conforme a corporação, de 2016 para 2017, o número de casos de roubo a comércio caiu pela metade. O comandante do 12º BPM, Jorge Emerson Ribas, afirma que a união de forças foi essencial para chegar ao resultado.

O combate ao comércio irregular nas calçadas, principalmente na Av. Júlio de Castilhos, já foi reforçado pela Secretaria do Urbanismo de Caxias do Sul.

Na operação do ano passado, foram feitas 290 visitas a estabelecimentos comerciais, 1.262 pessoas foram abordadas, 123 veículos fiscalizados e 29 veículos autuados. Como resultado, a BM efetuou 16 prisões, oito apreensões e duas armas de fogo foram apreendidas. Foram registrados 19 furtos a estabelecimentos comerciais, 88 casos de roubos a pedestres e oito roubos a estabelecimentos comerciais.