Foto: Polícia Civil/Divulgação

Da redação | A Polícia Civil desencadeou a Operação Sísifo nesta quarta-feira contra o tráfico de drogas em cinco cidades do Rio Grande do Sul. Até o momento, 27 pessoas foram presas.

Ao todo, 150 policiais cumprem 25 mandados de prisão preventiva e mais 36 de busca e apreensão em Júlio de Castilhos, Tupanciretã, Santa Maria, Nova Palma e Novo Hamburgo. A ação tem o apoio da Susepe e da Receita Federal.

O objetivo é desarticularr um esquema de tráfico de drogas que abastece as cidades do centro do Estado. Conforme investigação, que começou em maio, a droga vem de Novo Hamburgo até Tupanciretã, onde era distribuída. O homem apontado como chefe do esquema foi preso junto com a esposa. A suspeita é que o tráfico também motivou outros crimes como furtos, roubos e receptação. Também foram apreendidas drogas, celulares e dinheiro.

O nome Sísifo vem da mitologia grega e trata do fracasso de uma pessoa, que se esforçava para levar uma pedra até o topo de uma montanha, mas, quando chegava perto do fim, o mármore voltava ao pé do morro. Relacionado ao tráfico, seria o esforço dos traficantes para levar a droga, fadado ao fracasso por conta das operações da Polícia Civil.