Foto: Cristine Rochol/PMPA

Foto: Cristine Rochol/ PMPA/ Divulgação

Da redação | A circulação de boatos na internet, referentes ao escorpião amarelo, fez a Prefeitura de Sapucaia do Sul se manifestar por meio de nota nesta quinta-feira (29).

Não é verdade que o comércio da avenida Lúcio Bitencourt, na região do Bairro Piratini, foi interditado devido a presença do aracnídeo – pondera o texto.

Conforme a gestão municipal, na manhã de quarta-feira (28), agentes da Vigilância em Saúde foram ao estabelecimento, mas não encontraram o tão falado escorpião.

O comércio local foi orientado a fechar as portas, durante o momento que acontecia o monitoramento das redes de esgoto pluvial – explica.

A nota acrescenta que desde que foi registrada a presença da espécie na região da avenida Lúcio Bitencourt, os técnicos da Vigilância seguem monitorando e orientado a população sobre os cuidados com o animal.

Em caso de acidentes com o escorpião amarelo, a Vigilância em Saúde orienta que seja procurado, o mais rápido possível, o Hospital Getúlio Vargas, que já possui o soro antiescorpiônico e está preparado para esse tipo de atendimento. Equipes da rede municipal de saúde também passaram por capacitação para receberem as vítimas.

Em caso de visualização de um escorpião, a Vigilância em Saúde de Sapucaia do Sul deve ser informada pelos telefones 3451.0624 ou 3452.6119, ou plantão 99281.6933.