Foto: Jean Monteiro/Prefeitura de Esteio

Da redação* | A Guarda Municipal de Esteio está finalizando seu período de curso para os novos integrantes da corporação. Na última quarta-feira (28), 16 agentes estão recebendo instruções de tiro nos estandes do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Sapucaia do Sul. Tanto as munições quanto as pistolas calibre .380, da marca Taurus, utilizadas no treinamento de 182 horas, são da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) e foram adquiridas no início da semana. A SMSMU chegará, com esse treinamento, a 33 agentes capacitados ao porte de armas. As aulas estão sendo realizadas em parceria com a Guarda Municipal de Sapucaia do Sul, que conta com oito agentes se capacitando na mesma atividade.

ESTEIO | Guarda Municipal ganha 20 pistolas para combater a criminalidade

O titular da SMSMU, Roberto Damasceno, acredita que a nova equipe vem desempenhando bons resultados no curso. “Eles demonstraram um grande empenho no aprendizado. Sem dúvida, são profissionais que vão agregar muito na segurança de Esteio”.

Aprovada no concurso de 2015, Lucinéia Alves de 36 anos, vê com otimismo a instrução de tiro que os novos agentes estão recebendo. “É ótimo participar desse tipo de atividade, que nos capacita para um melhor trabalho dentro do Município. Traz segurança para a nossa função, quando pudermos estar na rua, mas também para a população esteiense, que contará com mais um reforço no combate à criminalidade”, ressaltou.

O instrutor de tiro no curso é o também guarda municipal Luiz Eugênio Nunes, que recebeu a formação no ano passado e realizou uma prova de aptidão, junto à Polícia Federal, para se tornar professor dos colegas. Com essa iniciativa, a SMSMU tem um menor gasto de dinheiro público, já que não precisa realizar a contratação de instrutores de clubes de tiros ou outros locais.

Ao todo, a formação dos novos agentes, iniciada em agosto, tem uma carga horária total de 660 horas. “São três meses de atividades práticas e teóricas voltadas diretamente para as áreas de segurança pública, dentro das atribuições de uma Guarda Municipal. É uma formação de grande valia”, explica o secretário Damasceno. Direitos humanos, primeiros socorros, legislação, prevenção e combate a incêndios, técnicas operacionais, armamento e tiro, saúde física e mental, ética e cidadania e suporte básico para a vida são os conteúdos abordados em aulas teóricas e práticas. As lições são ministradas por profissionais da SMSMU, secretários municipais, profissionais da Polícia Federal, Polícia Civil e Guarda Municipal de Sapucaia do Sul. Após o treinamento, e com a aprovação no teste e na avaliação psicológica para uso de arma de fogo, os novos agentes estarão aptos para iniciar o trabalho de vigilância e fiscalização pela cidade até março do ano que vem.

*Com informações da Prefeitura de Esteio