Foto: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

Da redação* | Uma confraternização da cidadania. Essa pode ser uma das definições do Prefeitura Tá na Área, projeto que teve mais uma edição neste sábado (8), na esquina das ruas Boa Saúde com a Irineu de Carvalho Braga, no bairro Rio Branco. Com a migração dos serviços públicos da Prefeitura para a região, foram realizados 1500 atendimentos aos canoenses. Só de serviços de Saúde, entre consultas clínicas, odontológicas, vacinas e muito mais, foram 868 pessoas contempladas. Ao longo do evento, passaram pelos estandes da Prefeitura cerca de 3 mil pessoas.

Circulando pelos estandes e conversando com a população, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, comemorou os milhares de atendimentos prestados aos moradores do Rio Branco. “O Tá na Área foi criado justamente com o propósito de oferecer serviços da Prefeitura para pessoas que, durante os dias de semana, não têm tempo para ir até a sede das secretarias. Ou mesmo para aqueles que não tinham informação de onde ir para resolver alguma pendência. Muitas pessoas que precisam de atendimento médico também aproveitam a oportunidade para fazer consultas ou encaminhar de exames. Esse é um projeto de inclusão e de multiplicação dos braços da Prefeitura dentro dos bairros de Canoas”, avalia Busato.

Mãe de oito filhos, a moradora do Rio Branco Jeaniffer de Souza foi uma das primeiras a consultar com os clínicos gerais do município. Além de fazer uma revisão geral nas crianças, ela aproveitou para cuidar um pouco de si. Junto do marido, Jeanifer também consultou o médico e realizou alguns procedimentos, como verificação de pressão e testes rápidos. “Durante a semana, a vida é muito corrida. Não conseguimos dar conta de levar todos os filhos ao posto. A vinda dos médicos para cá no sábado é uma facilidade enorme para a nossa família”, conta.

Além dos serviços de saúde, a população teve acesso a atendimentos de Cadastro Único, Bolsa Família, pedido de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito. Na área de Desenvolvimento Urbano e Habitação, foram realizados atendimentos de regularização fundiária e agenda de escuta social. A Defesa Civil realizou uma feira de doações de roupas – foram disponibilizadas cerca de 2 mil peças para a população. Os moradores do bairro também puderam fazer corte de cabelo gratuito.

Revitalização, reformas e diversas melhorias

Organizado pela Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação (SMRIC), o evento não se restringe aos atendimentos presenciais à população. Nas semanas que antecederam o evento, equipes da Prefeitura realizaram melhorias na infraestrutura do bairro. As ações desenvolvidas pela força-tarefa montada exclusivamente para o Rio Branco envolveram mutirão de limpeza, nova sinalização de trânsito, substituição de tampas de bocas de lobo, desobstrução de canalizações, revitalização asfáltica e roçadas e podas.

Há pelo menos seis anos sem receber manutenção, a praça Cônego Lotário Steffen foi revitalizada. A área de lazer recebeu nova pintura, reforma de brinquedos quebrados, conserto das telas da quadra esportiva e a colocação de novos bancos.

Para o secretário das Relações Institucionais e Comunicação, Rodrigo Busato, o programa tem um grande diferencial inserido na proposta: deixar um legado de longo prazo na região. “É fundamental para a população receber pertinho de casa a prestação dos serviços públicos da Prefeitura. Isso estimula o exercício da cidadania e descentraliza o atendimento, levando oportunidades de solução de problemas para dentro dos bairros. Mas esse projeto vai além: ele deixa sua marca em revitalizações de espaços públicos, limpeza urbana profunda e melhorias estruturais. Os estandes vão embora, mas as ações de melhoria vão ficar por muitos anos”, explica Busato.

*Com informações da Prefeitura de Canoas