Foto: Djalma Corrêa Pacheco/Prefeitura de Esteio

Da redação* | Os moradores do Bairro Jardim Planalto, em Esteio, já estão sendo atendidos numa unidade básica de saúde ampliada e reformada, entregue oficialmente em uma rápida solenidade na manhã desta terça-feira (11) em frente à UBS Planalto. Entre as melhorias, está a construção de novo consultório, cozinha, ampliação da área dos agentes de saúde e reforma nas estruturas e na rede elétrica. Também foram realizadas a troca das telhas, a pintura interna e externa e a instalação de uma rede de drenagem no entorno do prédio.

Em sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal destacou que a obra foi realizada com recursos próprios da Administração Municipal. “Não foi com dinheiro do Governo Federal, não foi do recursos de emenda parlamentar, Foi uma decisão realmente da gente direcionar uma parcela do nosso orçamento próprio para realizar uma importante obra”, afirmou. Pascoal lembrou que a unidade atende cerca de 14 mil pessoas, fez um rápido histórico do projeto e afirmou que os transtornos decorrentes das obras no local eram necessários. “Foram quase seis meses de trabalho e sabemos que é um período bem significativo, mas, felizmente, tenho certeza que daqui para a frente, o período que vocês irão usufruir dessas benfeitorias será muito maior”, comparou. No final, Pascoal disse que estava sendo dado mais um passo importante dentro do Esteio Por Mais Saúde, “Um programa que tem dado resultados na redução dos prazos e ampliação no acesso de consulta na atenção básica. Pouco a pouco, temos conseguido dar passos muito assertivos na nossa rede de saúde. A gente tem a obrigação de priorizar a saúde, então parabéns a nova conquista da comunidade do Jardim Planalto”, finalizou.

Também destacarou a importância da reforma e ampliação, a secretária municipal de Saúde, Ana Boll, “Foi uma decisão desta gestão entregar uma cidade melhor do que a que foi recebida, e hoje estamos aqui entregando uma unidade de saúde muito melhor, que vai qualificar o atendimento á população”, afirmou Ana.

A UBS Planalto conta, atualmente, com 21 agentes comunitários e, em breve, outros três deverão reforçar a equipe. A zona que a unidade de saúde cobre gira em torno de 14 mil esteienses, moradores dos bairros próximos.

A ampliação e reforma faz parte do programa Esteio por Mais Saúde, que tem por objetivo qualificar a rede básica de saúde no município e, com isso, prestar melhores serviços à população. Entre as mudanças que o programa trouxe para a cidade, está a contratação de consultas e exames, ampliação do número de profissionais da área da saúde e compra de equipamentos.

*Com informações da Prefeitura de Esteio