Foto: Derli Colomo Júnior/Prefeitura de Canoas

Foto: Derli Colomo Júnior/ Arquivo

Da redação | O atraso de repasses do Governo do Estado para custeio dos hospitais obrigou a Prefeitura de Canoas a solicitar empréstimo para pagar a segunda parcela do 13º salário do funcionalismo. Os servidores ativos, inativos e pensionistas precisarão contratar a modalidade junto ao Banrisul.

Segundo a Prefeitura, não há, no momento, recursos necessários para fazer o pagamento do 13º, pois o orçamento municipal está “seriamente comprometido em função do atraso nos repasses do governo do Estado para a saúde”.

Não estamos medindo esforços para manter em dia os salários dos nossos servidores. Inclusive antecipamos o pagamento em algumas ocasiões. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para que os servidores não precisassem contrair o empréstimo para receber o 13º. No entanto, o momento é absolutamente crítico. O Estado está transferindo para Canoas a responsabilidade de custear todos os atendimentos de saúde, inclusive para outros municípios. Está, assim, inviabilizando Canoas financeiramente e colocando vidas em risco – afirmou o prefeito Luiz Carlos Busato.

A administração alerta que caso o Estado não faça novos repasses, a dívida com Canoas ultrapassará os R$ 56 milhões em janeiro.

 

Possibilidades de contratação

Os servidores que já efetuaram a antecipação da primeira parcela em junho deverão realizar nova operação para contratação da parcela restante. Para os servidores que não aderiram à antecipação em junho, a orientação é de que realizem a operação pelo valor total a receber.

Para realização da operação, os servidores deverão receber o salário no Banrisul (conta-corrente movimento), pois o empréstimo não é realizado para quem possui apenas conta-registro. Os servidores que recebem em outros bancos deverão procurar uma agência do Banrisul para realização da operação.

Os servidores que já recebem pelo Banrisul e não atualizaram os dados cadastrais nos últimos 12 meses deverão providenciar a imediata atualização, que pode ser feita nos caixas eletrônicos do Banrisul com utilização de cartão e senha.

Para os servidores que já recebem pelo Banrisul, estão com os dados atualizados e não possuem restrição de crédito com o Banrisul (a restrição refere-se exclusivamente ao Banrisul e não a outros órgãos como SERASA, SPC ou outros bancos), serão disponibilizadas, possivelmente a partir de segunda-feira, dia 17/12, quatro formas para contratar o empréstimo, devendo o servidor optar por uma delas:

1) aplicativo do Banrisul para celular: quem já possui o aplicativo, poderá utilizar a contratação seguindo as instruções do aplicativo. Para quem ainda não possui o aplicativo do Banrisul no celular deve baixar o aplicativo do Banrisul e habilitar o uso do sistema em qualquer caixa eletrônico do Banrisul, utilizando cartão e senha. A previsão é de que até segunda-feira, dia 17, o Banrisul encaminhe o passo a passo para utilização do aplicativo.

2) site do Banrisul (home banking), mediante uso do equipamento de leitor do cartão Banrisul para operações na internet, seguindo as orientações do site. A previsão é de que até segunda-feira, dia 17, o Banrisul encaminhe o passo a passo para utilização da internet “home banking”;

 3) assinatura de contrato físico na Secretaria em que o servidor estiver lotado, com exceção da Secretaria Municipal da Educação (SME), que irá a cada escola. No caso de aposentados e pensionistas, a assinatura ocorrerá no Canoasprev;

4) assinatura de contrato físico em qualquer agência do Banrisul (não precisa ser apenas em Canoas), válida para servidores ativos, inativos e pensionistas.

  • As modalidades 1 e 2 dispensam o funcionário de assinatura de documento físico, pois é utilizada a senha digital para contratação.
  • Para as modalidades 3 e 4, o servidor deverá levar documento de identidade com foto para assinar o contrato.

Perguntas frequentes:

Como o servidor deve agir? O servidor deverá optar por uma das 4 modalidades disponíveis para contratação do empréstimo:

Qual documento devo levar para o caso de opção pela assinatura do contrato físico na Secretaria ou em alguma agência do Banrisul? O servidor deve levar um documento de identificação com foto (RG ou CNH).

Quem recebe em outro banco ou possui conta poupança no Banrisul, como procede? Os servidores que possuem conta registro (que recebem em outro banco) ou conta poupança no Banrisul (iniciadas pelos números 38 ou 39, respectivamente) devem procurar a agência do Banrisul com a qual tenham relacionamento com os seguintes documentos: RG, comprovante de rendimentos e comprovante de endereço para abertura de conta-corrente para contratar a operação.

Quem possuir alguma restrição de crédito com o Banrisul terá essa possibilidade também? A Secretaria da Fazenda divulgará informação sobre o pagamento de quem possuir restrição.

Os professores e outros servidores que estão atuando em escolas precisam se deslocar para fazer a adesão? Não, a Secretaria Municipal de Educação fará uma força-tarefa para atender os professores e demais servidores que atuam nas escolas, diretamente nos seus locais de trabalho para não prejudicar o andamento das aulas.

Servidor ou inativo impedido de comparecer ao local para assinatura de contrato deve proceder como? O contrato pode ser assinado por um representante com procuração que autorize a realizar a operação, caso a pessoa deseje optar por essa modalidade, ou poderá utilizar as modalidades 1 ou 2 indicadas acima, caso preencha os requisitos.

Como deverão proceder os aposentados e pensionistas? Deverão observar as orientações divulgadas pelo Canoasprev e escolher uma das 4 modalidades acima informadas.

Como ficará o vencimento da parcela que já contratei em junho? O pagamento da contratação ocorrerá em 10 de janeiro, e será realizado pela Prefeitura.

Quem pagará os juros das operações? A Prefeitura realizará o pagamento dos juros das duas operações, tanto a contratada em junho, quanto a contratada agora.

Ainda tenho dúvidas. Onde consigo mais informações? Pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Servidor, nos ramais 4832 e 4805, ou se dirigir a qualquer agência do Banrisul.