Foto: Joel Vargas / PMPA

Foto: Joel Vargas/PMPA

Da redação* | A segunda-feira (17)  começará com sol e nuvens na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, porém, com a massa de ar quente e úmido cobrindo o Estado, áreas de instabilidade levarão chuvas. Em pontos da região Sul e fronteira com o Uruguai, ela pode começar no período da manhã.

Entre a tarde e a noite, a chuva avança e alcança as demais regiões. Por ser o período com maior elevação da temperatura, a instabilidade será forte. Por isso, o alerta é que o sistema tem potencial para causar danos devido a vendavais e granizo. Antes da chuva, a temperatura deve ultrapassar os 35ºC em algumas regiões.

Semana chuvosa

A previsão da semana prevê muita instabilidade e são esperados altos acumulados de chuva em diversas regiões. Não deve ocorrer precipitações todos os dias das semanas e em todo o Estado, mas em grande parte das cidades a chuva será frequente. Entre a segunda-feira e o sábado o acumulado deve ficar entre 100 mm e 150 milímetros. Em alguns locais, elas podem chegar a 200 mm.

Porto Alegre está entre as regiões com o risco de chuva por vezes forte a intensa na semana. Como a atmosfera está muito instável, a ameaça de temporais segue com ocorrências localizadas de vendavais e granizo.

*Com informações da MetSul Meteorologia