Foto: Douglas Mafra/DetranRS

Foto: Douglas Mafra/DetranRS

Da redação | As novas placas do Mercosul, que começaram a ser instaladas em veículos nesta semana no Rio Grande do Sul, devem custar entre R$ 190,00 e R$ 250,00, conforme estimativa da Associação Gaúcha dos Fabricantes de Placas Automotivas do Estado (AGAFAPA/RS). Apesar disso, o preço é definido pelo mercado e livre concorrência entre as estampadoras e fabricantes de chapa básica.

A exigência do novo emplacamento passou a valer no território gaúcho nesta terça-feira (17), mas desde segunda (16), quando foram feitos 116 emplacamentos no Estado, as adequações iniciaram na frota.

Somente precisam adquirir as placas no padrão Mercosul compradores de veículos novos, quem transferir seu veículo de município, comprar veículo usado, mudar veículo de categoria – de passeio para aluguel, por exemplo -, e ainda outros casos que exigem substituição, como perda, roubo, furto ou avaria.

A troca da placa não é necessária para os demais veículos, que não possuem data-limite para adotar o novo padrão.

Conforme o Denatran, dos 314 estampadores gaúchos, 142 estão aptos a trabalhar com o modelo Mercosul.

A lista das estampadoras aptas a trabalhar no Rio Grande do Sul pode ser conferida em www.detran.rs.gov.br > Veículos > Placas padrão Mercosul.