Foto: Adriano Rosa da Rocha/Prefeitura de Esteio

Da redação* | Na manhã desta sexta-feira (21), a Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo) recebeu dois condicionadores de ar. As máquinas foram compradas pela Comunidade Luterana Bom Pastor com parte do valor arrecadado na 40ª Oktoberfest de Esteio, realizada de 19 a 21 de outubro deste ano. Os equipamentos, de 12mil e 36 mil BTUS, não terão custo ao Município na realização da instalação e serão colocados na ala de emergência amarela e na recepção/internação do Hospital.

O prefeito Leonardo Pascoal destacou o sucesso da edição deste ano da tradicional festa alemã.“A Oktoberfest de Esteio não teve nenhum centavo de dinheiro público na sua organização. Foi uma bela festa, onde milhares de pessoas participaram, se divertiram e confraternizaram, onde diversos comerciantes da nossa cidade venderam seus produtos, geraram renda para suas famílias e seus negócios e no final de tudo isso temos, também, a entrega desses aparelhos”, disse.

O diretor administrativo do Hospital, Gerson Cutruneo, comentou sobre o trabalho desenvolvido durante o evento que gerou os lucros. “Quando falamos da Oktoberfest aparenta ser um trabalho fácil de fazer, algo que se pensa de manhã e à tarde já se está fazendo. Isso não é verdade. Se hoje estamos aqui recebendo esses equipamentos é um esforço de muitas pessoas, dos patrocinadores e, principalmente, dos que desenvolveram esse trabalho. Hoje estamos aqui, na verdade, em uma comemoração do resultado”.

Gerson comentou também sobre o grande auxílio que as máquinas darão ao hospital. “Realizamos até 30 de novembro o atendimento de mais de 61 mil pessoas que, no mínimo, passaram por um desses lugares onde os aparelhos serão instalados, internação e emergência. Quero dizer que essa ação iluminará muitas pessoas e nós, aqui desta instituição, queremos ser um agente transformador na qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.

A pastora da Comunidade Luterana Bom Pastor Elisa Weber falou sobre o novo formato da festa e a parceria com a Administração Municipal. “A Comunidade Bom Pastor tem longa história de tradição na realização da Oktoberfest. São 40 anos de realização deste evento aqui no município. Para marcar de forma especial este ano, foi realizada essa parceria com a Prefeitura. Assim, a festa ganhou um novo formato, deixando de ser o tradicional baile de casais e passou para um grande evento realizado no Parque de Exposições, reunindo milhares de pessoas. O resultado da festa não apenas nos auxilia lá nas atividades realizadas na Comidade, como também 50% do resultado está aqui sendo entregue ao hospital em forma de condicionadores de ar”, disse Elisa.

A Oktoberfest de Esteio em 2018 foi realizada pela Comunidade Luterana Bom Pastor e contou com o apoio da Prefeitura. Conforme os organizadores do evento, mais de 6 mil pessoas passaram pelos pavilhões do Parque de Exposições Assis Brasil durante os três dias de festa. Além de celebrar a cultura germânica e oportunizar lazer para a população, o evento teve um caráter solidário, já que parte do arrecadado foi destinado ao Hospital São Camilo.

*Com informações da Prefeitura de Esteio