Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Foto: Luiz Chaves/ Palácio Piratini

Da redação | O governador José Ivo Sartori assinou nesta quinta-feira (27) a ordem de início para construção da Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul. O ato ocorreu durante a cerimônia de entrega de 202 veículos para órgãos de segurança pública do Estado.

O estabelecimento prisional começará a ser erguido em 2 de janeiro, com previsão de término em oito meses. O complexo, de 8,8 m² de área construída, terá capacidade para abrigar 600 presos em regime fechado.

A penitenciária será instalada aos fundos do zoológico na cidade. A viabilização se deu através de permuta, dentro do Programa de Aproveitamento e Gestão dos Imóveis do Estado do Rio Grande do Sul.

Em troca da construção da casa prisional, a empresa Verdi Sistemas Construtivos receberá o terreno onde hoje fica o Ginásio da Brigada Militar, em Porto Alegre, avaliado em R$ 40,5 milhões.

A obra reduzirá a necessidade de custódia de presos em viaturas da Brigada Militar e superlotação de celas de delegacias, permitindo mais policiais e equipamentos para o trabalho ostensivo da corporação nas ruas.