ATENÇÃO: Transcal assume linhas da Vicasa em Canoas a partir de segunda (17)

A partir de segunda-feira (17) a Transcal vai operar as linhas da Vicasa em Canoas. A novidade foi confirmada na última sexta (14) durante reunião entre as duas empresas, Ministério Público, Metroplan e Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM).

Leia mais notícias de Canoas

Para começar a operação, a Transcal vai deslocar 40 ônibus de Cachoeirinha para Canoas. A chegada da empresa na cidade será feita em três fases (leia mais abaixo). Nas linhas metropolitanas, serão utilizados veículos convencionais e nos integração, os executivos. Para o usuário, o valor da passagem segue o mesmo.

As duas empresas são da mesma família. Por isso, a opção da Transcal assumir foi sugerida pela própria Vicasa em um plano de melhorias entregue a SAAM e a Metroplan. Além disso, ela segue operando com apenas 12 ônibus algumas linhas, como as metropolitanas: Mathias Velho e Rio Branco e irá repassar, ao longo dessas três semanas, as outras linhas para a empresa de Cachoeirinha.

A Transcal terá 45 dias para apresentar resultados positivos. Se isso acontecer, a empresa assume a totalidade do serviço e ganha um contrato emergencial de seis meses. Se nesse período, o resultado continuar bom, ela vai operar o serviço por tempo indeterminado. Caso, não seja positivo, as duas empresas perdem as linhas e o Estado vai procurar outra empresa para operar as linhas metropolitanas e de integração.

Mais viagens

Com os 40 coletivos e 65 colaboradores que estão sendo contratados, a empresa vai aumentar em 110% o número de viagens, passando das 244 para 514 nas 17 linhas que irá assumir. A Transcal ainda está avaliando a possibilidade de aumentar a frequência de viagens diretas entre Porto Alegre e Canoas, sem a utilização da integração. A decisão será tomada depois da análise dos dados estatísticos após o primeiro mês de operação.

Linhas que a Transcal passa a operar

A partir de 17/05/2021

– Estância Velha a Porto Alegre

– Linha Industrial a Porto Alegre

– Linha Guajuviras a Porto Alegre

– Linha semidireta Guajuviras a Porto Alegre/Praia de Belas

A partir de 24/05/2021

– Linhas de Integrações: Estância Velha, Niterói, Barreto, Guajuviras via Boqueirão, Residencial Guajuviras via Avenida Esperança e Hispânica, Santa Maria/Guajuviras.

A partir de 31/05/2021

–  Linhas de Integrações: Mathias Velho, Florianópolis, Harmonia/Mato Grande, Fátima, Igara/Petrobrás/Ozanan.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!