Consórcio para contratar serviços cresce no Brasil

Tradicionalmente, os consórcios são conhecidos como meio de aquisição de bens de alto valor, como imóveis e veículos. Contudo, o mercado também oferece a opção de consórcio de serviços, que tem ganhado cada vez mais popularidade no Brasil. Segundo a  ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), em 2022, o consórcio de serviços  disponibilizou aproximadamente  R$ 600 milhões em créditos, um valor recorde para o segmento em comparação aos anos anteriores.

Ainda de acordo com a instituição, em dezembro do ano passado havia 201,38 mil participantes de consórcios de serviços ativos no país, número que representa alta de 2,8% em relação ao registrado em 2021.

O consórcio de serviços, assim como os demais tipos de consórcio, consiste em um conjunto de pessoas que se une com um objetivo comum: adquirir determinado bem ou serviço. Mensalmente os consorciados contribuem com um valor determinado, formando uma poupança comum a todos. 

Até o fim do período estipulado em contrato, todos têm acesso à sua carta de crédito e podem adquirir o bem ou serviço desejado. O saldo acumulado viabiliza a aquisição do serviço por todos os participantes do grupo, por meio de sorteios periódicos ou da oferta de lances. A gestão de cada grupo é feita por empresas autorizadas a atuar como administradoras de consórcios pelo Banco Central.

Cleber Sanguanini, Gerente Comercial  da Yeah Consórcios, avalia que um consórcio não é somente uma forma de comprar bens ou serviços, mas também um tipo de investimento com taxas atrativas, geralmente menores do que ocorre em outras modalidades de aquisição parcelada.  “No consórcio não há cobrança de juros sobre as parcelas, existe apenas a taxa de administração, que é a remuneração da administradora por seus serviços de gestão, operacionalização e manutenção dos grupos”, pontua.

Os serviços que podem ser contratados por meio de um consórcio são os mais variados: reformas residenciais, turismo e viagens, cursos de graduação e pós-graduação, formaturas, intercâmbios, festas e procedimentos estéticos, entre outros.

Sanguanini salienta que o consórcio é um investimento para quem busca investir de forma planejada, além de ser 100% parcelado. Também não exige valor de entrada.  

A contemplação ocorre durante a assembleia, que é a reunião mensal com todos os integrantes do grupo. Seja por meio de sorteio ou oferta de lances, é nesse momento que novos contemplados são conhecidos. Ao ser contemplado, o consorciado tem acesso à carta de crédito e pode iniciar o processo de contemplação para contratar o serviço desejado.

Sanguanini afirma que essa modalidade de compra é uma ferramenta interessante para quem deseja realizar um planejamento financeiro e não tem pressa para a execução dos serviços. “Em comparação às demais modalidades, o consórcio de serviços tem planos com valores mais baixos e prazos mais curtos, e oferece uma vasta gama de opções de valores de créditos, parcelas e prazos de pagamento, que podem ser definidas de acordo com as possibilidades de gastos de cada um”, conclui. 

Para saber mais sobre consórcio de serviços, basta acessar: https://www.yeahconecta.com.br/

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!