Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2025 proíbe, o controle sobre a qualidade dos azeites comercializados no Brasil acabou foi intensificado. A Anvisa e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), 22 marcas foram alvo de interdições e suspensões de lotes, após a identificação de fraudes, irregularidades fiscais e problemas que podem comprometer a saúde dos consumidores.
A medida mais recente ocorreu na última segunda-feira (20), quando o azeite Ouro Negro foi vetado pela Anvisa após ser desclassificado pelo Ministério da Agricultura.
Segundo o governo, o produto tem origem desconhecida, e a empresa responsável pela importação, Intralogística Distribuidora Concept Ltda, está com o CNPJ suspenso na Receita Federal.
Casos como o do Ouro Negro se repetem: Muitas proibições acontecem devido a problemas cadastrais e falsificações. Em alguns lotes, as análises laboratoriais identificaram a presença de óleos vegetais misturados a produtos vendidos como azeite de oliva extravirgem uma prática ilegal e que coloca em risco a saúde pública.
Anvisa proíbe 22 marcas de azeite em 2025 por fraude e risco à saúde: Os produtos vetados podem ser consultadas nos sites oficiais da Anvisa
LEIA MAIS:
- Quando começa e como deverá ser o verão 2025/2026?
- Ex-funcionária da Havan pode receber indenização após ser demitida por testemunhar contra empresa
- Popular marca de molho de tomate vai sortear até R$ 500 mil em dinheiro
Desde o início de 2024, o governo federal já emitiu mais de 70 proibições relacionadas a marcas e lotes de azeite. As listas atualizadas de produtos vetados podem ser consultadas nos sites oficiais da Anvisa e do Mapa. Algumas marcas aparecem em ambas as relações.
Principais motivos das proibições de azeites
Empresas importadoras com CNPJ irregular ou suspenso, adulteração ou falsificação dos produtos, inclusão de óleos vegetais na composição, irregularidades sanitárias nas fábricas, rotulagem incorreta ou incompleta, falta de licenciamento sanitário e origem desconhecida ou composição duvidosa.
Lista de marcas de azeite proibidas em 2025
Confira as 22 marcas de azeite suspensas ou retiradas do mercado até o momento:
Azapa – fevereiro
Doma – fevereiro
Alonso – maio
Quintas D’Oliveira – maio
Almazara – maio
Escarpas das Oliveiras – maio
La Ventosa – maio
Grego Santorini – maio
San Martín – junho
Castelo de Viana – junho
Terrasa – junho
Casa do Azeite – junho
Terra de Olivos – junho
Alcobaça – junho
Villa Glória – junho
Santa Lucía – junho
Campo Ourique – junho
Málaga – junho
Serrano – junho
Vale dos Vinhedos – julho
Los Nobles – setembro
Ouro Negro – outubro
Como evitar comprar azeite irregular?
As autoridades recomendam que os consumidores verifiquem a procedência e o registro das marcas antes de comprar.
É possível conferir as listas atualizadas nos portais oficiais da Anvisa e do Ministério da Agricultura. Além disso, é importante observar se o rótulo informa país de origem, data de envase e número de registro sanitário.

