20.3 C
Canoas
14 de dezembro de 2024

Há um mês na bandeira vermelha, óbitos por covid-19 subiram 472% em Canoas

Canoas completou nesta quinta-feira (23) um mês de bandeira vermelha. Desde 23 de julho, o decreto estadual classifica a região onde o município está situado como de alto risco para o contágio do coronavírus.

Diante do nível de restrição, a administração municipal tem somado esforços para ampliar o número de leitos, principalmente de UTI. Conseguiu. No entanto, a capacidade hospitalar não acompanha a velocidade de avanço do vírus.

E essa velocidade, ainda, tem gerado um desabastecimento de anestésicos nos hospitais. Esses medicamentos fazem parte do kit intubação, para os casos mais graves. Por isso, uma força-tarefa está buscando suprir a demanda e evitar que os insumos faltem.

Desde que ingressou na bandeira vermelha, Canoas saltou de 11 para 63 óbitos pela Covid-19 – um aumento de 472%. Em relação ao número de casos, passou de 425 para 1.384 – crescimento de 225%.

Comércio

Os comerciantes de atividades não essenciais são os mais afetados pela restrição da bandeira vermelha, uma vez que não podem abrir as lojas para os clientes e só devem funcionar com parte do quadro de funcionários.

Porém, desde o ingresso de Canoas na classificação de alto risco, a categoria conseguiu algumas flexibilizações. Dentre elas, a de funcionar por meio dos sistemas de pegue e leve e drive-thru, além de telentrega.

Apesar disso, o prejuízo financeiro gerado pelo distanciamento controlado é significativo e motivo de insatisfação por parte dos empresários e colaboradores, que defendem uma maior flexibilização.

A insatisfação também é compartilhada por prefeitos, que também se sentem pressionados pelo empresariado a tomarem medidas e cobrarem mudanças do governo estadual, responsável pelo modelo de distanciamento.

Em reunião com associações de municípios nesta semana, o governador Eduardo Leite (PSDB) propôs que prefeituras e associações de municípios tivessem autonomia para adotar restrições. No entanto, a proposta foi rejeitada pelos prefeitos.

Em contrapartida, um fórum permanente de diálogo será criado com a participação dos municípios, para definição das bandeiras e das restrições do modelo de distanciamento controlado.

Nova bandeira?

Nesta sexta-feira, a 12ª rodada do mapa preliminar será lançada. Na oportunidade, serão conhecidas as bandeiras emitidas pelo Estado. Os municípios terão até as 06h de domingo (26) para apresentar recurso.

Na segunda-feira (27), as bandeiras definitivas serão anunciadas pelo governador, que valerão a partir do dia seguinte.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!