Siga a Agência GBC no Instagram
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, será o novo presidente do Consórcio Conectar, entidade criada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com o objetivo de proporcionar melhores condições para atuação de governantes e gestores municipais no enfrentamento da Covid-19. A iniciativa busca viabilizar a compra pública coletiva de insumos médico-hospitalares, medicamentos, equipamentos e serviços para a saúde. É reconhecido como o maior consórcio intermunicipal de saúde do país, com cerca de 2.142 prefeituras consorciadas.
A cerimônia de posse ocorrerá durante a 82ª Reunião Geral da FNP, que será realizada nesta quinta-feira (24), em Curitiba/PR, e a transmissão formal do cargo, no dia 30 de março. Jairo Jorge também é vice-presidente de Relações Internacionais da FNP.
“O nosso desafio à frente do Consórcio é oferecer alternativas para que as prefeituras possam adquirir medicamentos, insumos, equipamentos e serviços com qualidade e preço adequado. É fazer mais com menos, aliando a redução de custos com a competitividade internacional. Esta grande missão vinha sendo desenvolvida com muita competência pelo prefeito Gean Loureiro e pretendo dar continuidade”, destacou.
Para Jairo Jorge, o Conectar representa uma inovação na gestão pública, que surgiu no momento mais agudo da pandemia como uma resposta ao esforço das administrações municipais no enfrentamento da Covid-19.
O atual presidente do Consórcio, Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis/SC, anunciou sua renúncia à presidência nessa terça-feira (22). O nome de Jairo Jorge, então presidente do Conselho Fiscal da autarquia, foi aceito, por unanimidade.
82ª Reunião Geral da Frente dos Prefeitos
Financiamento do transporte público, aplicação do mínimo constitucional no ensino (PEC 13/2021), reforma tributária (PEC 110/2019) e projeto que proíbe a União de criar despesas para estados e municípios sem previsão de receita (PEC 122/2015) estão entre os temas que serão debatidos durante a 82ª Reunião Geral da FNP. O evento, que ocorrerá nesta quinta-feira (24), em Curitiba, no Paraná, é destinado a debater as principais pautas das médias e grandes cidades.
Consórcio Conectar
O Consórcio é uma iniciativa liderada pela FNP, que, impulsionada pela necessidade de melhores condições para a saúde pública no Brasil, une prefeitos e prefeitas de todas as regiões em torno de uma causa comum. Estruturada como uma autarquia pública sem fins lucrativos em março de 2021, o Conectar se consolida como o maior consórcio intermunicipal de saúde do país, com cerca de 2.100 prefeituras consorciadas. O objetivo é viabilizar a compra pública coletiva de insumos médico-hospitalares, medicamentos, equipamentos e serviços para a saúde.