ATENÇÃO, ESTEIO! Cidade tem 17 casos de dengue confirmados

Foto: Ingrid Kasper/Prefeitura de Esteio

Da redação* | O município de Esteio, na Região Metropolitana, está com 17 casos confirmados de dengue. Destes, 16 são autóctones, ou seja, foram contraídos na cidade. Por causa disso, as visitas dos agentes de combate da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram intensificadas.

O bairro Vila Olímpica é considerado de risco devido a todos os casos confirmados serem da região. As visitas constantes são formas de promover os cuidados necessários. “Sabemos que muitos moradores acham estranho voltarmos dia após dia para suas casas. Porém, essa ação se faz necessária para prevenir o aumento dos índices”, afirma a agente de combate à dengue Daiana da Silva Cardoso.

Os agentes intensificaram o trabalho na cidade (Foto: Ingrid Kasper/Prefeitura de Esteio)

Entre os moradores que já foram visitados mais de uma vez, está a professora de educação infantil Rosângela Barcelos de 57 anos. A cada visita em sua casa, os agentes constatam que ela é um dos exemplos de prevenção. “Estamos tomando todos os cuidados com todas as plantas, principalmente com as bromélias, nunca esquecendo do repelente”, afirmou a professora.

Os agentes seguem no trabalho de procura pelo mosquito. Após a coleta nas residências, a larva do inseto é levada para o setor de análise da SMS, para que ocorra a identificação. Se confirmado que se trata de Aedes aegypti, os agentes retornam às residências para passar mais orientações

Busque orientação

Qualquer suspeita de dengue, cujos sintomas podem ser confundidos com os da gripe (veja abaixo), deve ser averiguada nas unidades básicas de saúde (UBSs), preparadas para orientação e diagnóstico. Quando há suspeita de contaminação, é realizada uma análise completa do paciente, com coleta de sangue para envio a laboratório de análises clínicas.

Além disso, um perímetro de 150 metros da residência da pessoa entra em estado de alerta e prevenção e, se confirmado, a área aumenta para 300 metros. Confirmado o caso, o paciente recebe todo o tratamento necessário para combater a doença.

Uma das medidas que estão sendo tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde é a distribuição de repelentes para a população. A prioridade são as grávidas, que podem retirar o produto nas UBSs. Além disso, o repelente está sendo entregue nas casas em áreas com risco da proliferação do mosquito pelos agentes de combate à dengue.

Prevenção

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) indica os seguintes cuidados para evitar o Aedes aegypti:

– Tampe os tonéis e caixas d’água

– Mantenha as calhas sempre limpas

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo

– Mantenha lixeiras bem tampadas

– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela

– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais

– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa

– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem

– Limpe ralos e canaletas externas

– Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água

– Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água

– Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa

Sintomas

A infecção por chikungunya e dengue começa com febre, dor de cabeça, mal estar, extremo cansaço, náuseas, tontura, perda de apetite, dores pelo corpo e muita dor nas articulações (joelhos, cotovelos, tornozelos e pulsos), em geral, dos dois lados, podendo também apresentar, em alguns casos, manchas vermelhas ou bolhas pelo corpo. O quadro agudo dura até 15 dias e cura espontaneamente. Normalmente, os sintomas aparecem de dois a 12 dias da picada do mosquito, período conhecido como incubação.

Se você identificar um dos sintomas citados acima, deve procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de sua casa.

*Com informações da Prefeitura de Esteio

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!