CANOAS | Prefeitura promove a “Semana da Saúde Bucal”

FOTO: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

Da redação com informações da Prefeitura de Canoas | A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas promove até sexta-feira (27) a “Semana da Saúde Bucal”.  A temática dessa campanha, definida pelo Estado é “O papel do cirurgião dentista no enfrentamento das doenças sexualmente transmissíveis”. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município desenvolvem nesta semana ações com este tema, além de prevenir os pacientes em relação à Doença Periodontal e o Câncer de Boca.

Uma foi tenda montada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na Rua Frei Orlando 74, onde acontece a II etapa municipal da Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal. No local, os usuários receberão informações e serão convidados a entrar para realizarem o exame preventivo.

Na quarta-feira (25), dia do cirurgião-dentista, todos os profissionais participarão de um ciclo de palestras de qualificação no Auditório Sady Schiwitz, na Prefeitura de Canoas, com o objetivo de qualificar o atendimento aos nossos usuários.

A secretaria da Saúde de Canoas, Rosa Groenwald, destaca que em menos de um ano a pasta conseguiu zerar o atendimento em praticamente todas as especialidades. “Zeramos a fila de todas as especialidades, com exceção de Endodontia, na qual temos uma espera de 30 a 40 dias. Este prazo é considerado excelente em se tratando desta especialidade. As demais estão com marcação direta”, afirma Rosa.

Na área da Saúde Bucal, a secretária enumera outras ações que contribuíram para os resultados. “Em todas as ações extras já totalizamos mais de 5 mil atendimentos. Além disso, todas as UBS’s possuem agendas padronizadas com dois turnos para ações coletivas. Implantamos o programa Saúde na Escola. Em parceria com a Ulbra, implantamos o programa de biópsias sem custo para o município.

Atividades Realizadas

– Mutirão de Saúde Bucal de Especialidades Odontológicas. Foram realizados cinco mutirões, totalizando 3 mil atendimentos.

– Mutirão Odontológico em UBS’s com mais de 725 atendimentos

– Campanha de prevenção de câncer bucal I etapa com 140 atendimentos

– Participação efetiva no evento Domingo Alegre

– Participação efetiva no evento Prefeitura Mais Perto

– Turnos estendidos, totalizando até agora 1.377 atendimentos somente nesta ação

– Saúde Bucal Portas Abertas com 209 atendimentos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!