Da redação com informações da Prefeitura de Esteio | Transformar os espaços públicos com a ajuda dos moradores de Esteio. É com esse intuito que o programa Adote Esteio, criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), será lançado oficialmente na nesta quarta-feira (25), às 16h, no Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150).

Com o Adote Esteio, moradores e donos de empresas da cidade poderão realizar a adoção de áreas como praças, parques e rotatórias. O adotante terá que fazer a manutenção e o embelezamento dos locais e, em troca, ganhará uma placa indicando que o local está sob seu cuidado.

Para participar é bem simples. Basta solicitar a carta de intenção diretamente na SMMA (Parque Galvany Guedes – Avenida Porto Alegre, 505 – Jardim Planalto) ou entrar em contato com a Ouvidoria da Prefeitura, pelo número 0800-541-0400. Após o preenchimento da carta, a equipe técnica da SMMA fará a análise dos documentos e liberará o termo de adoção. A partir deste momento, o adotante será responsável pelo local.

O projeto visa a conscientização das pessoas sobre o cuidado e o embelezamento da cidade. A principal ideia é que a população desperte o interesse sobre as áreas públicas de Esteio. No dia do lançamento, nove adotantes, que já passaram por todo o processo de solicitação e tiveram o pedido aprovado, farão a assinatura do termo de adoção.
Esteio Mais Verde
Outra iniciativa realizada pela SMMA para ampliar a arborização na cidade é o Esteio Mais Verde. O programa tem como principal conceito a doação de mudas de árvores frutíferas nativas do Estado do Rio Grande do Sul. Para receber uma ou duas mudas, o cidadão precisa fazer a solicitação na Ouvidoria da Prefeitura, pelo número 0800-541-0400, ou ir até a Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h.