FOTO: Petter Campagna Kunrath/Prefeitura de Caxias do Sul

FOTO: Petter Campagna Kunrath/Prefeitura de Caxias do Sul

Da redação com informações da Prefeitura de Caxias do Sul | A Secretaria Municipal da Saúde vai implementar seis novas equipes de Estratégia Saúde da Família na Rede de Atenção Básica de Caxias do Sul. Serão beneficiadas as Unidades Básicas de Saúde Tijuca, Mariani, Planalto, Planalto Rio Branco e Desvio Rizzo.

As equipes ESF são formadas por, no mínimo, um médico, um enfermeiro, um técnico ou auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde, todos com carga de 40 horas de trabalho semanal. As unidades, que receberão as novas equipes, já contam com o serviço de odontologia e esses profissionais passam a fazer parte da ESF.

O município tem atualmente 24 UBS´s habilitadas com 41 equipes deste tipo. Somando-se às novas, totalizará 29 unidades com Estratégia Saúde da Família e 47 equipes. A cobertura na Atenção Básica passará de 29% para cerca de 35% no município.

“A vinda de novos profissionais para a rede municipal, especialmente médicos e agentes comunitários, está possibilitando a ampliação das equipes ESF”, observa Maria Elenir Anselmo, diretora técnica de Estratégias de Saúde da Família. “Os profissionais da enfermagem já estão atuando nas unidades, os médicos passam por capacitação e, nos próximos dias, também iniciarão seu trabalho. Os agentes comunitários integram-se às equipes gradualmente, conforme vão sendo nomeados os 20 novos profissionais que foram chamados para compor a rede”, finaliza a diretora.

A atuação das equipes ocorre nas UBSs, nas residências, por meio das visitas dos agentes comunitários; e na mobilização da comunidade, criando vínculos de compromisso e de corresponsabilidade entre a população e os profissionais da saúde. Essa interação permite que as equipes acompanhem de perto a situação de cada indivíduo e família, priorizando ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.