FOTO: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

FOTO: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

Da redação com informações da Prefeitura de Canoas | O Dia dos Finados, instituído em diversos países e feriado nacional no Brasil, levou inúmeras pessoas aos cemitérios neste dia 2 de novembro. Em Canoas, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, o movimento nos cemitérios municipais foi bastante intenso. Pessoas de todas as idades aproveitaram o dia de sol para levar uma flor, uma oração e muito carinho aos entes queridos que já partiram.

Prefeitura em ação

Administrado pela Secretaria de Serviços Urbanos, o setor administrativo dos cemitérios municipais funcionou normalmente das 8h30 às 17h30, fechando ao meio dia. A Secretaria de Transportes e Mobilidade colocou agentes em pontos fixos nos locais de maior movimentação, além de equipes realizando rondas para facilitar o fluxo de veículos. A Guarda Municipal também esteve com efetivo nas imediações garantindo a tranquilidade dos visitantes. Já fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico combateram o comércio nos arredores dos cemitérios da cidade, ação elogiada pelos comerciantes regulares.

O transporte público convencional (ônibus) seguiu a tabela de horários de domingo. Contudo, com o aumento nas visitas aos cemitérios da cidade, uma linha especial fez operações a cada 20 minutos, das 8h20 às 17h, com saídas do Centro.

Cemitérios municipais renovados

Quem tradicionalmente visita os cemitérios Santo Antônio e Chácara Barreto notou o investimento realizado neste ano pela Prefeitura de Canoas. Para tornar as homenagens ainda mais especiais os locais, administrados pela Prefeitura de Canoas, receberam diversas melhorias, como pinturas, construção de canteiros com flores, reforço na iluminação, poda de árvores, lavagem dos corredores e restauração do acesso de carros e pedestres. Aline Pereira, que visitou o túmulo da avó, comemorou as melhorias “que foram visíveis” e o aumento do número de funcionários. Já Kelly Raquel relembrou o mau cheiro dos corredores e problemas na iluminação na última vez que esteve no local, problemas esses combatidos pela Prefeitura nas últimas semanas.