CAXIAS DO SUL | Prefeitura libera estacionamento noturno nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado

FOTO: Leonardo Portela/Prefeitura de Caxias do Sul

Da redação | O estacionamento à noite em 14 quadras nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, no Centro de Caxias do Sul, serão liberados a partir da próxima segunda-feira (6). A permissão valerá diariamente, das 21h às 6h.

Será retomado o estacionamento na faixa à esquerda da Sinimbu, entre a Coronel Flores e a Andrade Neves; e da Pinheiro Machado, no espaço compreendido entre as ruas Marechal Floriano e Feijó Júnior. Agora, uma faixa será destinada para estacionamento, uma para veículos, uma compartilhada e o corredor exclusivo para o transporte coletivo urbano. Os veículos estacionados fora do horário estabelecido estão sujeitos à multa e guincho.
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade estima que serão criadas cerca de 200 vagas de estacionamento gratuitas. A tarifa do estacionamento rotativo não é aplicada à noite. A alteração é um pedido da comunidade, analisada pela secretaria, que percebeu que a liberação do estacionamento noturno não traz impactos significativos no trânsito, além de dar mais comodidade para as pessoas.
A SMTTM reforça que não haverá alterações no estacionamento da Sinimbu, entre a quadra da Dr. Montaury e a Marquês do Herval, junto à Praça Dante Alighieri, onde as vagas são liberadas durante todo o dia. O mesmo ocorre na Sinimbu, entre a rua Vereador Mario Pezzi e o início da BR-116, onde também é permitido o estacionamento em qualquer horário.
Benefícios para moradores e estabelecimentos
Quem mora ou administra um estabelecimento nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado comemora: a retomada do estacionamento em trechos até então proibidos das duas vias poderá resultar em mais movimento no Centro e mais tranquilidade na hora de estacionar. Para a secretária administrativa Camila Molon, que reside em um edifício na Sinimbu, no Centro, a possibilidade de estacionar o veículo na rua trará economia. “É bem ruim ter que fazer várias voltas para encontrar uma vaga e a gente acabava gastando com estacionamento privado. Quem mora ou está no Centro à noite sabe que o impacto no trânsito será mínimo”, conta.
No comércio, são os clientes que poderão aproveitar a permissão do estacionamento noturno. De acordo com o funcionário de um hotel em São Pelegrino, Antônio Oliveira, muitos hóspedes chegam à noite na cidade e deixam o veículo em um estacionamento conveniado, precisando caminhar alguns metros para acessar o hotel. Com a liberação, Oliveira espera que o embarque e desembarque ocorra de forma mais tranquila. “É importante porque à noite não se tem trânsito intenso, como nos horários de pico”, salienta.
Liberação de estacionamento, diariamente, das 21h às 6h:
Sinimbu
Entre as ruas Coronel Flores, Moreira Cesar, Marechal Floriano, Garibaldi, Visconde de Pelotas, Dr. Montaury, Borges de Medeiros, Alfredo Chaves, Do Guia Lopes e Andrade Neves.
Pinheiro Machado
Entre as ruas Marechal Floriano, Moreira César, Coronel Flores e Feijó Júnior.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!