CAXIAS DO SUL | Moradores vão poder opinar se querem a construção de mais um presídio

FOTO: SSP/Divulgação

Da redação | A partir da próxima segunda-feira (20), os moradores de Caxias do Sul poderão participar de uma consulta popular para opinar se querem ou não a construção de um novo presídio no município. A ação é promovida pela prefeitura, que só se manifestará oficialmente após analisar os resultados da consulta, que termina em 3 de dezembro.

Para votar, o morador deverá preencher o formulário on-line, que estará disponível na capa do site da prefeitura, no ícone “Consulta pública”, ou na página oficial no Facebook. Além da resposta, o participante deverá preencher o nome e o número do título de eleitor porque serão consideradas apenas as avaliações de moradores de Caxias.

A Superintendência dos Serviços Penitenciários confirmou, que está em estudo a construção de um novo presídio no município. A previsão é que ele fique no terreno ao lado da Penitenciária Estadual, na localidade do Apanhador, no limite com São Francisco de Paula. A verba para a obra deve vir do Departamento Penitenciário Nacional, mas ainda não foi aprovada.

Se o presídio for construído, Caxias terá quatro presídios, penitenciárias ou institutos penais. No Rio Grande do Sul, apenas Charqueadas e Porto Alegre superam essa marca. Atualmente, a segunda maior cidade do Estado tem o Presídio Regional, antiga Penitenciária Industrial, e a Penitenciária Estadual, no Apanhador, além do Instituto Penal, para os detentos do regime semiaberto.

Esta última unidade está interditada, mas segue em funcionamento para o controle dos detentos, que estão em prisão domiciliar. Mesmo com a interdição, é permitida a permanência no Instituto Penal de detidos pelo não pagamento de pensão alimentícia.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!