Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

ASCOM RS | A Brigada Militar comemorou, na manhã deste sábado (18), os 180 anos de uma história de respeito e dedicação para proteger a sociedade. Na principal homenagem, o comandante-geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal’Lago, entregou a Medalha 180 para 20 autoridades civis e militares, na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre.

Entre os agraciados, estavam o governador José Ivo Sartori, o vice-governador José Paulo Cairoli, a primeira-dama Maria Helena Sartori, o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dalazzen, o chefe da Polícia da Província de Misiones, na Argentina, comissário-geral Manuel Céspedes, e o Chefe da Polícia Nacional do Paraguai, comissário Ramón del Valle.

Para 89 policiais militares, a emoção não foi além. Eles se formaram no Curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento de Polícia Militar 2017. Assim, conquistaram a promoção de Sargento para o posto de Primeiro Tenente. As aulas foram de maio a outubro deste ano.

Sartori disse que fez questão de estar presente na comemoração para registrar, em nome de toda a sociedade gaúcha, a gratidão e o orgulho da corporação. “Para agradecer a compreensão, o trabalho e o apoio dos nossos heróis da vida real, que sempre cumpriram seu papel com excelência, mesmo diante das dificuldades, nesse período de travessia que vive nosso Estado. A valorosa Brigada Militar é exemplo de uma trajetória construída com honra e virtude”, afirmou.

O secretário Schirmer e o comandante-geral da BM agradeceram o empenho do governo do Estado em priorizar a Segurança Pública. “A Brigada é a honra e o orgulho do povo gaúcho. Por sua coragem, sua honestidade, sua seriedade e seu espírito público”, afirmou Schirmer. “Nós sempre iremos na direção do interesse da sociedade, são mais de 53 mil ocorrências atendidas por mês”, completou Dal’Lago.

A Brigada Militar foi criada em 1837 e, inicialmente, se chamava Corpo Policial da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul.