Da redação, com informações da Prefeitura de Canoas | Aberto para o público na última sexta-feira (24), o ParkShopping Canoas registrou um número expressivo de visitantes em seu primeiro fim de semana de operação. Apesar da expectativa de público ficar acima do previsto pela Multiplan, a estratégia planejada pelos órgãos integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) foi suficiente para garantir a segurança da população. Em reunião realizada nessa segunda-feira (27), o pleno do GGI-M, juntamente com representantes da administração do ParkShopping, colocaram em debate os principais pontos da estratégia traçada para os primeiros dias seguintes à inauguração do empreendimento e avaliaram como positivo o plano de ações executado durante a operação.

À frente do GGI-M, o secretário da Segurança Pública e Cidadania, Ranolfo Vieira Júnior, destacou a comunicação existente entre os diferentes órgãos como um dos facilitadores para o sucesso do planejamento. “As ações bem executadas e o contato imediato entre o shopping e o poder público possibilitaram uma operação tranquila e com resultados satisfatórios. Os pequenos transtornos registrados são passíveis de reorganização, podendo ser evitados já no próximo fim de semana”, avalia Ranolfo.

Conforme previsto, os casos que desprenderam mais atenção das autoridades estavam relacionados ao grande fluxo de veículos no entorno do shopping. Alguns congestionamentos foram registrados nos horários de pico. Com isso, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) já estuda novas alternativas para desafogar o trânsito na região, principalmente nas primeiras semanas de operação do shopping. A expectativa da Multiplan é de que o movimento normalize a partir da segunda semana de dezembro.

Ao fim da reunião, ficou acertada uma nova operação na próxima quinta, sexta, sábado e domingo, quando a movimentação esperada deve ser semelhante a do último final de semana.

Segurança foi o ponto alto

A Brigada Militar e a Guarda Municipal não registraram nenhum relato significativo de insegurança da população no entorno do ParkShopping e do Parque Getúlio Vargas. A unidade móvel do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) também auxiliou no monitoramento do trânsito, permitindo uma rápida tomada de decisões. De acordo com a Guarda Municipal, foram realizadas poucas abordagens e registradas apenas três ocorrências por consumo de drogas.

Fiscalização do comércio irregular

A chuva no fim de semana acabou espantando o público do Parque Getúlio Vargas. Mas, conforme o planejamento, fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), da Secretaria Municipal da Saúde (Vigilância em Saúde), do Procon e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) estiveram durante os últimos dias monitorando e coibindo a venda irregular de produtos e gêneros alimentícios na região.

Nenhum caso mais grave foi registrado pelas equipes de plantão.