CANOAS | Prefeitura vai abrir mais de 400 novas vagas na Educação Infantil

FOTO: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

Da redação com informações da Prefeitura de Canoas | Executando o planejamento da Comissão de Educação Infantil, anunciado em setembro deste ano, a Prefeitura realiza o chamamento de 480 novos alunos de pré-escola, o que significa um aumento de 9% no número de vagas da rede própria. Estes alunos foram inscritos em 2016 e serão chamados ainda seguindo o sorteio de 2017, válido até o final do ano. A Comissão realizou um mapeamento das Escolas de Educação Infantil (EMEIs) de forma presencial, verificando a capacidade e a possibilidade de ampliação de cada escola do Município. Junto disso, 91 professores aprovados em concurso público foram chamados e estão tomando posse, sendo 42 destinados para a Educação Infantil.

A vice-prefeita Gisele Uequed, que coordenou a Comissão composta por diversas secretarias e órgãos do governo, salienta que as novas vagas resultam de uma ação de gestão. “Desde o primeiro dia de governo estamos nos empenhando na ampliação do número de vagas na Educação Infantil. Estas novas vagas resultam de um trabalho exaustivo, onde visitamos escola por escola e identificamos os espaços subutilizados e que precisavam de obras. É também uma prova de que a educação é e sempre foi uma das nossas maiores preocupações. Agora, vamos continuar trabalhando para ampliar o número de vagas”, destacou Gisele.
A partir de agora, pais e responsáveis das crianças serão avisados por telegrama e têm até três dias para comparecer à Secretaria de Educação para realizar o encaminhamento para a escola. Estes alunos farão a matrícula imediatamente e começarão a frequentar a escola a partir de fevereiro, após o recesso coletivo.
Foco na Educação
A valorização do sistema educacional foi uma das principais preocupações do novo governo. Ao longo de 2017, foram investidos cerca de R$ 7 milhões em obras e manutenção em mais de 50 escolas da cidade. Dentre as melhorias realizadas, está a reutilização de salas ociosas em cinco EMEIs, que propiciou o aumento destas 480 vagas em pré-escola. Além disso, a estimativa do município é criar, somente na rede própria, mais de 4 mil vagas até 2020, o que significa uma ampliação de, no mínimo, 76% na rede.
A administração trabalha para buscar verbas para a construção de novas escolas de educação infantil. Quatro obras que estavam paralisadas serão retomadas ainda este ano. A construção das EMEIs Vila Cerne, Itamar de Matos, Central Park e Mato Grande já foi aprovada pelo Fundo Nacional da Educação e os trabalhos nos canteiros das obras serão retomados.
Sorteio para vagas de 2018
Estas 480 vagas são novas e serão ocupadas por quem se inscreveu ainda em 2016. Já quem se inscreveu em novembro de 2017 poderá acompanhar o sorteio público que definirá a ordem de chamamento de 2018 na próxima semana, entre os dias 12 e 14 de dezembro, no auditório Sady Schiwitz, na Prefeitura de Canoas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!