PREVISÃO DO TEMPO | Verão começa com calor intenso e temperaturas acima dos 30ºC no Rio Grande do Sul

FOTO: Joel Vargas/PMPA

Da redação com informações da MetSul Meteorologia | O verão começa oficialmente nesta quinta-feira (21) no Rio Grande do Sul. A temperatura deve aumentar e ficar mais elevada do que registrado nos últimos dias no Estado. O sol predomina desde cedo em todas as regiões gaúchas e pode contar com maior presença de nuvens nas Metades Norte e Leste. O aquecimento associada a umidade pode provocar pancadas isoladas e passageiras no fim da tarde.

Em Porto Alegre, o verão inicia com sol acompanhado de nuvens. As marcas devem ficar entre 18°C e 32°C nesta quinta.

La Niña vai predominar durante o verão

Segundo a MetSul, o fenômeno La Niña deve influenciar como será o verão 2018 no Estado. O impacto que o La Niña terá pelo território gaúcho será com a redução de chuva e longos períodos de tempo seco com sol, provocando dias de calor intenso. A circulação de massas de ar frio pelo Atlântico Sul favorece a maior presença de nuvens no Litoral gaúcho e dias ventosos em toda região Leste do Estado.

Apesar da irregularidade da chuva prevista, devem ser esperados episódios pontuais de chuva volumosa a excessiva, de curta duração, e com características muito localizadas ou regionalizadas. As regiões Norte, Leste e Nordeste do Estado têm uma maior propensão a estes episódios de chuva volumosa, sobretudo o Litoral Norte que sofre maior influência das correntes de umidade que atuam nesta época do ano no Sudeste do Brasil e nos litorais de Santa Catarina e do Paraná.

O verão é a época em que tradicionalmente ocorrem pancadas localizadas e passageiras de chuva que se dão, em regra, da tarde para a noite em dias de calor e umidade alta. Não raro chegam são acompanhadas de temporais, alguns fortes de vento e granizo, e podem despejar volumes altos de chuva em curto período com transtornos nas cidades por alagamentos. Casos mais extremos, sobretudo em dias de calor muito intenso com marcas entre 35ºC e 40ºC, trazem até tempestades severas com estragos, como se viu em Porto Alegre em 29 de janeiro de 2016.

A MetSul projetou uma estação com temperatura próxima ou acima da média histórica na maioria das localidades gaúchas com algumas jornadas de calor muito intenso em que as máximas devem ficar próximas ou até superarem os 40ºC em partes do Estado.

 

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!