SEGURANÇA NAS ESTRADAS | Operação Viagem Segura já começou e vai até o dia 25

FOTO: Gabriel Rosalino/Detran-RS

Da redação | A Operação Viagem Segura de Natal vai durar quatro dias neste ano nas estradas do Rio Grande do Sul, com fiscalização reforçada no trânsito. Diversos órgãos de segurança atuam em conjunto para prevenir acidentes desde a 0h desta sexta-feira (22) até segunda-feira (25).

Conforme o Detran, o Natal ocupa a quinta posição entre os feriados mais violentos no Rio Grande do Sul. O Dia das Mães e o Dia do Trabalho são as datas com mais mortes registradas.

Os dados do Detran mostram que, nos últimos 11 anos, a média dos feriados de Natal foi de 6,9 vítimas por dia, número maior que a média geral dos 15 feriados ou datas festivas em que é realizada a operação (6,4 mortes por dia). No ano passado, foram 23 mortes nos três dias da operação de Natal, considerando as vítimas que morrem até 30 dias após o acidente.

A Operação Viagem Segura reúne Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar e Comando Rodoviário da BM (CRBM), Detran/RS e Polícia Civil. Também colaboram órgãos de trânsito municipais, ANTT, Dnit, Cetran-RS, Daer, EGR, Famurs, Sest Senat, além de representantes da sociedade civil organizada, como o Lions Club e o Instituto Zero Acidente.

Esta é a 82ª edição da operação, que completou seis anos no último feriado de 15 de novembro, somando mais de cinco milhões de veículos fiscalizados. No período, foram registradas quase 866 mil infrações, sendo mais de 15 mil por embriaguez. Foram registradas, ainda, mais de duas mil autuações por recusa ao teste do bafômetro. A fiscalização também recolheu 83,8 mil veículos e 22,4 mil CNHs irregulares.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!