FOTO: Douglas Leal/Arquivo Pessoal

FOTO: Douglas Leal/Arquivo Pessoal

Da redação | Vândalos atearam fogo em 10 contêineres de lixo em Caxias do Sul. As lixeiras, que servem para a coleta seletiva e ficavam na área central da cidade, foram incendiadas na madrugada da última segunda-feira (1º). O prejuízo é estimado em cerca de R$ 16 mil.

Em todo o ano passado, 86 contêineres foram danificados em Caxias, gerando um prejuízo de R$ 137 mil. Os atos de vandalismo são sempre muito semelhantes: ocorrem durante a madrugada e sem testemunhas.

A prática, que vem se repetindo ao longo dos anos, registrou seu pico em 2016, quando 143 lixeiras foram queimadas. Em 2015, foram 98 contêineres danificados. Por ser feita de polietileno de alta densidade, a lixeira é facilmente inflamável e a queima causa a perda total do equipamento.

Mesmo que o número de contêineres destruídos durante o último ano seja menor do que em períodos anteriores, a Codeca pede apoio da população para denunciar atitudes suspeitas. Quem flagrar ou desconfiar de atos de queima de lixeiras pode entrar em contato com a Guarda Municipal, 24 horas por dia, pelo telefone 153. Além disso, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, a Central de Atendimento ao Cidadão, pelo fone (54) 3224.8000, também recebe denúncias.