CAXIAS DO SUL | Hemocentro regional precisa de doadores de sangue

FOTO: Mateus Argenta/Prefeitura de Caxias do Sul

Da redação | O Hemocentro Regional de Caxias do Sul necessita de doadores de qualquer tipo de sangue. O estoque da instituição estĂĄ abaixo do necessĂĄrio para atender a demanda de pacientes que precisam de transfusĂ”es. Este Ă© um dos perĂ­odos do ano mais crĂ­ticos para o serviço. Em função das fĂ©rias, o nĂșmero de doadores tende a diminuir cerca de 30%.

Para doar, basta procurar o Hemocs com um documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira de conselho profissional ou carteira de habilitação); ter de 18 a 69 anos, 11 meses e 29 dias; pesar mais de 50 quilos; nĂŁo estar em jejum; evitar alimentos gordurosos nas trĂȘs horas que antecedem a doação; nĂŁo fumar duas horas antes da doação e nĂŁo ingerir bebida alcoĂłlica nas Ășltimas 12 horas.

Doadores com 16 e 17 anos sĂŁo aceitos mediante autorização formal dos pais ou responsĂĄveis legais, acompanhado de cĂłpia da carteira de trabalho ou da identidade do responsĂĄvel. O documento para autorização estĂĄ disponĂ­vel no link http://bit.ly/2qsNI8a. Grupos com 10 pessoas ou mais devem agendar com o setor de captação pelos telefones (54) 3290.4543 ou (54) 3290.4580. O doador recebe atestado do dia que efetuou a doação. Segundo a legislação, as empresas tĂȘm o dever de aceitar um atestado de doação por ano.

O Hemocentro estĂĄ localizado na rua Ernesto Alves, nĂșmero 2.260, no centro de Caxias do Sul. O atendimento Ă© realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 Ă s 17h, e aos sĂĄbados das 8h Ă s 12h. Em caso de dĂșvidas, a comunidade pode contatar o Hemocs pelos telefones: (54) 3290.4543 e (54) 3290.4580.

Quem nĂŁo pode doar

Temporårios: febre, gripe, gravidez, 90 dias após o parto normal e 180 dias após cesariana, uso de alguns medicamentos, tatuagem e piercing (1 ano), pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

Definitivos: hepatite apĂłs os 11 anos de idade, evidĂȘncia clĂ­nica ou laboratorial das seguintes doenças transmissĂ­veis pelo sangue: hepatites B e C, Aids/HIV, vĂ­rus HTLV I e II, doença de chagas e malĂĄria.

Intervalo para doaçÔes: mulheres podem doar a cada trĂȘs meses, nĂŁo ultrapassando trĂȘs doaçÔes em um ano. Homens podem doar sangue a cada dois meses, nĂŁo ultrapassando quatro doaçÔes em um ano.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!