CAXIAS DO SUL | Prefeitura fecha canil clandestino com mais de 30 cachorros em más condições

FOTO: Cátia Giesch/Divulgação

Da redação com informações da Prefeitura de Caxias do Sul | A equipe do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em ação conjunta com a Patram, na tarde de quarta-feira (3), localizou um canil que atuava de forma clandestina em Caxias do Sul.

A averiguação decorreu de uma denúncia feita presencialmente na Semma. No local, foram encontrados 34 animais das raças Yokshire Terrier, ShihTzu e Poodle, que serviam como matrizes para a geração de filhotes. Eles estavam em condições precárias, presos em gaiolas pequenas, num quarto escuro, em meio à sujeira e com indícios de doenças de pele.

Os proprietários do canil não tinham a documentação necessária. Na ocasião, foi firmado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e marcada uma audiência com os responsáveis pelo local. Eles responderão por maus-tratos.

Outras duas denúncias foram averiguadas pela equipe da Semma e da Patram, também na quarta-feira (3). Em um dos casos, um cavalo estava deitado há dois dias em um terreno baldio, magro e com ferimentos pelo corpo. Depois de ser retirado do local, o animal foi encaminhado para atendimento veterinário. A denúncia foi recebida via contato telefônico.

No outro caso, aves silvestres foram retiradas de uma residência no município, onde os proprietários não tinham a licença ambiental necessária. A operação decorreu de uma denúncia feita pela ferramenta online disponibilizada no site da prefeitura, e apreendeu um pássaro trinca-ferro; seis coleiros; dois canários da terra; dois azulões; um canário belga e um papagaio; nove gaiolas de madeira e um alçapão. As aves foram encaminhadas para avaliação de biólogos da Patram, onde serão observadas para, posteriormente, estarem aptas a voltar para a natureza.

Neste ano, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal averiguou aproximadamente 400 denúncias de maus-tratos. Segundo Marcelly de Souza Paes Felippi, diretora do Departamento, é preciso que as pessoas entendam a importância da denúncia. “Toda vez que realizamos uma ação junto aos órgãos que nos auxiliam, a esperança de darmos uma vida digna aos animais de Caxias do Sul aumenta. Também é imprescindível que as pessoas denunciem, pois é através desse ato que conseguimos resgatar e auxiliar os animais que estão em risco”, ressalta.

Como denunciar

Para denunciar maus-tratos a animais, basta acessar o site da prefeitura e clicar na imagem “Denuncie Maus-Tratos”, ou ainda selecionar o canal “Denúncias”, disponível na seção do Departamento, na aba da Secretaria do Meio Ambiente. Basta preencher o formulário e enviar fotos e laudos da denúncia por e-mail.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!