FOTO: Internet/Reprodução

Da redação | A Secretaria de Saúde de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, realiza mais um mutirão de atendimentos, desta vez na especialidade de ecografia mamária. No total 2.050 pacientes aguardam pela realização do procedimento.

Até o final da próxima semana, a SMS finaliza o levantamento total de quantas mulheres ainda precisam da ecografia. Os atendimentos começaram na última segunda-feira (8) no Centro de Referência da Mulher, que está localizado na Praça do Avião, em Canoas, de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h. O agendamento será feito por telefone.

A expectativa da SMS é atender diariamente 108 pacientes. Estarão mobilizados 19 profissionais, sendo nove médicos, quatro enfermeiros, dois técnicos de enfermagem e quatro agentes de acolhimento.

A secretária de Saúde, Rosa Groenwald, destaca que muitas mulheres acabam descobrindo problemas de saúde tardiamente pela falta de prevenção. “Trata-se de uma  medida que contribui para o diagnóstico precoce de problemas, pois desta forma quando uma doença é detectada as chances de cura aumentam consideravelmente”, ressalta Rosa.

Novos mutirões

A Secretaria Municipal de Saúde de Canoas anuncia nos próximos dias a realização de mutirões semelhantes nas áreas de Endoscopia e Colonoscopia. Em breve será divulgada também a programação dos turnos estendidos nas Unidades Básicas de Saúde. A medida no ano de 2017 resultou em mais de 14 mil pacientes atendidos.