ESTEIO | Prefeito faz vistoria em obras de duas escolas municipais

FOTO: Gabriel Rodzinski/Prefeitura de Esteio

Da redação | O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal e a secretĂĄria interina de Educação, Vera Rosane Helfensteller, acompanharam, na Ășltima terça-feira (9), o andamento dos trabalhos de reforma e melhorias nos centros municipais de Educação BĂĄsica Dulce Moraes e Vila OlĂ­mpica. As obras foram custeadas com o recurso extra repassado no final de dezembro pela Prefeitura Ă s escolas da rede atravĂ©s do Programa Municipal Dinheiro Direto nas Escolas (PMDDE).

Cerca de R$ 400 mil foram divididos entre as 23 instituiçÔes de ensino municipais, para uso em pequenos reparos, adequaçÔes ou até mesmo formação dos profissionais de educação, finalizando 2017 com um total de R$ 3 milhÔes encaminhados para as escolas via PMDDE.

Pascoal explicou que os trabalhos tĂȘm por objetivo qualificar os ambientes escolares para receber estudantes e servidores das escolas para o ano letivo de 2018. “Quanto melhor Ă© o espaço onde o conhecimento acontece, mais interesse em participar e preservar desperta nos estudantes”, afirmou.

No CMEB Dulce Moraes, no Bairro Liberdade, estå sendo feita a pintura externa do prédio. Jå no CMEB Vila Olímpica, o trabalho envolve a revitalização e pavimentação do påtio, com a colocação de bloco intertravados e a reforma e adaptação, com acessibilidade, de um banheiro que serå utilizado por uma nova turma de educação infantil (pré-escola) que serå aberta no local.

Com o Programa Municipal Dinheiro Direto nas Escolas (PMDDE), a Administração Municipal repassa verbas para os 18 centros municipais de Educação Båsica (CMEB) e cinco escolas municipais de Educação Infantil (EMEI), recursos que podem investidos na manutenção das escolas e no desenvolvimento do ensino. Eles devem ser utilizados, também, para o pagamento de ågua, luz e telefone das instituiçÔes. No início de 2017, um decreto alterou simplificou os critérios de repasses para instituiçÔes de ensino, aumentando, na pråtica, o valor que cada uma recebeu por aluno matriculado.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!