FEBRE AMARELA | Em Canoas, Secretaria da Saúde orienta população sobre vacinação nas UBSs

Foto: Derli Colomo Júnior

Secom Canoas | A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas está disponibilizando a vacina contra a febre amarela nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município (confira a agenda no final da matéria). Em razão do aumento de casos em estados como Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, a demanda pela imunização aumentou nos postos. No entanto, só deve recebê-la quem tem viagem prevista para áreas consideradas de risco.

“A imunização é necessária dez dias antes da viagem. Para quem permanece em Canoas, não há necessidade. O Rio Grande do Sul possui uma série histórica de dez anos sem registro da doença”, explica a secretária Rosa Groenwald.

Mesmo sem casos de febra amarela, o trabalho de prevenção deve ser feito pela população. “Recomendamos os mesmos cuidados que são realizados no caso do mosquito da dengue”, acrescenta a secretária de Saúde de Canoas.

Combate à dengue

As equipes da Vigilância em Saúde estão atuando em todos os bairros de Canoas, realizando o trabalho preventivo de orientação, verificando possíveis criadouros e tomando todos os cuidados pertinentes. Atualmente não há foco da doença no município. Porém, existe a presença do mosquito Aedes aegypti na cidade, contudo eles não estão contaminados e por isso não transmitem dengue.

“Apesar disso, é necessário que a população entenda que a única forma de prevenir esta doença é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros”, frisa Rosa Groenwald.

Denúncias de locais a serem examinados pela Vigilância em Saúde podem ser feitas através do telefone da Central de atendimento ao cidadão: 0800-5101234.

O trabalho da Prefeitura de Canoas é permanente à erradicação e controle de focos de mosquitos causadores de doenças. Caso sejam identificados casos de dengue no município, a Vigilância em Saúde deve elaborar um novo plano de ação para atuação nas áreas de risco.

Confira o calendário de vacinas da Febre Amarela nas UBS

Segunda-feira: Niterói, Mathias Velho, São Luís, Igara, Rio Branco e Central Park

Terça-feira: Nova Niterói, Natal, Guajuviras, São José, Santa Isabel e Fátima 2

Quarta-feira: Niterói, Harmonia, Santo Operário, Olaria, Fátima 1

Quinta-feira: Cerne, Praça América, São Vicente, CAIC, Boa Saúde

Sexta-feira: Concoban, União, José Veríssimo, Estância Velha, Pedro Luís, Mato Grande

Orientações

Qualquer pessoa que nunca recebeu a vacina pode se imunizar a partir dos 9 meses. Para imunodeprimidos e pessoas com idade superior a 60 anos é necessário liberação do médico.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!