CACHOEIRINHA | Cidade recebe doação de aparelho para fiscalizar os mamógrafos

FOTO: Fernando Planella/Prefeitura de Cachoeirinha

Da redação | A semana começou com uma boa notícia para Cachoeirinha: o município recebeu na última segunda-feira (22) a doação de um simulador radiográfico de mama, aparelho que serve para fiscalizar e garantir o controle de qualidade em mamografias, de acordo com as normas do Ministério da Saúde.

A entrega do aparelho ocorreu após a reunião semanal do prefeito Miki Breier com o secretariado e contou também com a presença da primeira-dama, Vanessa Morais, de representantes de entidades do município e membros da comunidade que estão engajados na luta contra o câncer de mama. A primeira-dama esclareceu que “foi através da festa de pré-réveillon, do jantar e demais eventos do Outubro Rosa que foi possível obter os valores necessários para adquirir o aparelho, e assim doá-lo ao município”. O valor pago pela aquisição foi de R$ 4.300.

O secretário de Saúde, Paulo Abrão, revelou que a fiscalização dos mamógrafos era feita anteriormente pelo Estado e, agora, com a aquisição do equipamento, fica sob responsabilidade do município. “A mamografia deve ter seus equipamentos aferidos e ajustados, para que a imagem gerada possa ter condições de dar um diagnóstico preciso”, declarou o titular da pasta. O aparelho irá para a Vigilância Sanitária do município e fará periodicamente a fiscalização dos mamógrafos.

Por fim, o prefeito afirmou que a doação do aparelho é um grande passo para aprimorar as políticas de saúde da mulher. “Algo que parece simples faz toda a diferença. Também quero agradecer à parcela da população que ajuda o poder público, visando ao bem da coletividade. Não só com dinheiro, mas também com seu tempo e dedicação; vocês fazem toda a diferença”, complementou Miki.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!