RUMO AO LITORAL | 50 mil veículos são esperados na Freeway nesta sexta-feira

Da redação, com informações da Triunfo Concepa | A Triunfo Concepa estima que cerca de 90 mil veículos utilizem a Freeway em direção às praias, entre esta sexta-feira (26) e o sábado (27). No primeiro dia, são esperados 50 mil veículos indo rumo ao litoral, enquanto que no sábado a expectativa é de que 40 mil deixem a Região Metropolitana de Porto Alegre.

Para evitar lentidão, a concessionária recomenda que os motoristas viajem até as 14h de sexta-feira ou após o meio-dia de sábado. Para o trajeto de retorno, a orientação é pegar a estrada antes das 14h de domingo (21).

Operação Papa Fila
Sempre que necessário, conforme o fluxo nas praças de pedágio de Santo Antônio da Patrulha e Gravataí, a concessionária fará a Operação Papa Fila, que consiste em disponibilizar funcionários para recolherem as tarifas de pedágio já nas filas. Dessa forma, ao passar pela cabine, basta que os motoristas apresentem comprovante de pagamento, o que contribui com a fluidez no tráfego.

Uso do acostamento na ida e retorno do litoral
Desde a temporada passada, o acostamento passou a ser utilizado como faixa adicional de tráfego, sempre que necessário, tanto na ida quanto na volta das praias. Na ida, acontece do km 75 ao 60, em Gravataí. No retorno, do km 1,5, em Osório, ao 26, em Santo Antônio da Patrulha.

Para saber se o acostamento está liberado ao tráfego, os motoristas devem ficar atentos à sinalização na rodovia, feita com painéis de luzes piscantes. Quando eles estiverem ativados, o tráfego pelo acostamento é autorizado, mas apenas neste trecho.

Ao trafegar no acostamento como faixa adicional a velocidade máxima permitida passa a ser de 70 km/h. A liberação de tráfego no acostamento, bem como sua interrupção, é amplamente divulgada pelos canais de comunicação da concessionária.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!