CANOAS | Fiéis festejam o dia de Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá

FOTO: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

Da redação, com informações da Prefeitura de Canoas | Um grande número de fiéis participou dos festejos da 29ª procissão de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá de Canoas, nesta sexta-feira (2). O evento teve apoio da Prefeitura de Canoas.

Logo no início da manhã aconteceu a primeira Missa do dia, na Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Rio Branco, presidida pelo Padre Leonardo Reichert. Antes das 9h30 começou o percurso pelas ruas do bairro com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes passando pelas ruas Ana Nery, Vidal de Negreiros, Irineu de Carvalho até o Areal, na rua Hermes da Fonseca.

A caminhada foi acompanhada por fiéis de todas as idades que, munidos chapéus e sombrinhas, enfrentaram o sol forte no percurso. Moradores das casas também acenavam para a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. Com rosas e terços nas mãos muitos rezavam fazendo pedidos e agradecimentos. A aposentada Eva Maria Lopes, 76, fez questão de agradecer um pedido que fez pela sua neta, de 10 anos.

“Minha filha estava grávida e teve um aborto. Esta neta queria muito a irmã e ficou triste demais com a notícia, entrando em depressão. Ela não queria mais comer. Fiquei muito preocupada e rezei pela intercessão de Nossa Senhora que me atendeu. Hoje minha neta voltou a se alimentar normalmente”, contou.

Para a aposentada Iolde Oliveira, moradora do bairro Rio Branco, a procissão foi um momento de agradecimento pelo ano de 2017. “Participo da missa de Navegantes há muitos anos. É um momento de agradecer pelo ano que passou e pedir a proteção de Nossa Senhora”, disse ela.

As 11h30, a procissão fluvial desembarcou na Praia do Paquetá. Além da embarcação que trouxe a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes cerca de 40 barcos de pequeno porte acompanharam o trajeto fluvial. Na Praia do Paquetá foi celebrada uma missa campal presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Aparecido Donizete.

Fé e Sustentabilidade

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, destacou a força da fé cristã no município. “Temos o nosso padroeiro, São Luis, e grandes festas como a procissão de São Cristóvão, Nossa Senhora das Graças e esta bonita festa de Nossa Senhora dos Navegantes, entre outras”, afirmou. Sobre a Praia do Paquetá, o prefeito salientou o trabalho realizado pelas secretarias, especialmente na revitalização da região. “Nossas equipes dedicaram muitas horas para que a festa tivesse êxito e que a população encontrasse um espaço mais belo e agradável”, acrescentou Busato.

Na presença do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, o prefeito de Canoas convocou todos os representantes religiosos para trabalharem em conjunto com o poder público no cuidado com a cidade. “A questão da limpeza urbana é muito séria. Hoje flagramos um automóvel jogando lixo na rua. A Prefeitura investe pesado nesta área. Esta verba poderia muito bem ir para a Saúde ou ser investida em obras. Convocamos as entidades religiosas para nos auxiliarem em uma grande campanha de conscientização ecológica da nossa população”, salientou.

O dia de sol foi aproveitado pelos moradores de Canoas e outras cidades para o lazer à beira do Rio dos Sinos, onde estão instaladas churrasqueiras. Muitos aproveitaram para acampar na praça. O comércio local também se movimentou com o público que se fez presente na Praia do Paquetá.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!