CAXIAS DO SUL | Secretaria da Saúde detecta dois focos do mosquito Aedes aegypti

Foto: EBC/ Divulgação

A Vigilância Ambiental de Caxias do Sul identificou dois focos do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. O trabalho foi realizado de 21 a 28 de fevereiro, na área urbana da cidade, através do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa).

Durante o levantamento, foram feitas 6.772 inspeções em imóveis. Os agentes de endemias coletaram 259 amostras, cada uma podendo conter várias larvas, pupas e mosquitos adultos. Entre as amostras, a análise laboratorial identificou duas de Aedes aegypti originárias do bairro Planalto.

A partir de segunda-feira (05), a Vigilância Ambiental intensificará as visitas na região onde foram identificados os focos do mosquito.

Os focos identificados pelo LIRAa são os dois primeiros registrados no município este ano. Em 2017, outros 15 foram encontrados entre janeiro e maio nos bairros Santa Fé, Tijuca, Nossa Senhora da Saúde e Canyon.

Quatro moradores de Caxias do Sul com febre chikungunya e um com dengue, infectados em outros municípios, foram monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no ano passado. Em 2018, não há casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti na cidade.

*Com informações da Prefeitura de Caxias do Sul

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!