CANOAS | Formatura de servidores da Susepe possibilita abertura total de penitenciária

Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

A Susepe passa a contar, nesta terça-feira (06), com 408 novos servidores. A formatura das 12 turmas de agente penitenciário (AP) e da turma de agente penitenciário administrativo (APA), ocorrida no Teatro Dante Barone, possibilitará a abertura total do Complexo Penitenciário de Canoas e o reforço do efetivo em outras unidades prisionais.

A chegada dos novos servidores também permitirá que se cumpra a promessa de liberação do efetivo da Brigada Militar utilizado na Penitenciária Estadual de Canoas 2. A partir da posse, os policiais militares voltarão às ruas para ampliar o policiamento ostensivo.

“Desde o início da atual gestão, 1,2 mil novos servidores ingressaram na Susepe, número que representa cerca de 25% do quadro geral da instituição”, comenta o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.

A grande maioria dos novos agentes será direcionada às unidades de Canoas e aos centros de triagem, em Porto Alegre. De acordo com o secretário, será um processo gradativo, tendo em vista a triagem necessária dos presos a serem transferidos.

“Acreditamos que, dentro de 60 dias, teremos ocupado todas as 1,9 mil vagas que ainda estão ociosas”, assegurou Schirmer, antes de enfatizar o investimento para a abertura total das penitenciárias. “O custo mensal do complexo, quando estiver operando na plenitude, ficará entre R$ 9 e R$ 10 milhões”, acrescentou.

*Com informações da ASCOM SSP-RS

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!