CANOAS | Frota de ônibus é reforçada com 33 novos veículos

Foto: Derli Colomo Jr./ divulgação

A população de Canoas percebeu um avanço na qualidade do transporte coletivo no município. Isso porque em 2017 a Prefeitura notificou a Sogal para que renovasse a frota de ônibus. A empresa se comprometeu com a oferta de 33 novos ônibus. Foram 16 veículos zero quilômetro entregues em julho para a população e outros 17 seminovos, vindos do Rio de Janeiro, alguns com menos de 40 mil quilômetros rodados, utilizados somente no sistema BRT (Bus Rapid Transit) carioca.

No total, R$ 9 milhões foram aplicados para a renovação da frota, sendo que desde 2009 não era feito um investimento neste patamar. No ano de 2016, nenhum ônibus novo foi adquirido. Por conta desse déficit, em fevereiro de 2017 a Prefeitura exigiu que a empresa apresentasse um plano de renovação, dentro do compromisso da administração com relação a qualificação do transporte público na cidade.

Veículos acessíveis e modernos

Os novos veículos são modernos, equipados com internet Wi-Fi e acessibilidade. Os ônibus seminovos possuem motor EURO 5, que diminui a emissão de poluentes, localizado na parte traseira do veículo, dando mais conforto ao passageiro e emitindo menos ruído. A suspensão pneumática também proporciona conforto aos usuários e a tecnologia de ponta garante um verdadeiro salto na qualidade da frota.

Com estes novos ônibus, foi possível retirar 20 veículos de circulação, que já estavam com muito tempo de uso. Mesmo assim, houve aumento de 9,42% na frota de Canoas. Atualmente, são 138 ônibus, sendo que 35% deles tem ar-condicionado e 75% têm acessibilidade universal.

*Com informações da Pref. Mun. de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!