Foto: Polícia Civil/ Divulgação
Da redação | Visando combater uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas sintéticas e convencionais, a Polícia Civil deflagrou a Operação Ajax em Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Cachoeirinha, Torres, São José do Norte, Guaporé e Pelotas. A ação, coordenada pela 2ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (2ªDIN), do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), resultou na prisão de 18 pessoas e na apreensão de uma arma e grande quantidade de entorpecentes. Além das prisões, foram cumpridos 51 mandados de busca e apreensão em residências localizadas nos diferentes municípios.
De acordo com o delegado Thiago Lacerda, foram dois anos e meio de investigações, que começaram com uma apreensão de drogas sintéticas, comprimidos de ecstasys do tipo “ajax” no ano de 2015. “A partir dessa prisão em flagrante, foi desencadeado o aprofundamento das investigações com objetivo de identificar os fornecedores de entorpecentes de drogas sintéticas, os quais utilizavam de transporte rodoviário e aéreo para trazer entorpecentes para o Estado do Rio Grande do Sul”, explicou o delegado.
O Diretor de Investigações do Denarc, delegado Mario Souza, contou que as investigações, que foram processadas em diversos Estados da Região Sul e Sudeste, apontaram para um complexo esquema de narcotráfico. “Chama atenção a forma violenta que o grupo criminoso agia, não só no confronto com rivais, mas também ameaçando expulsar moradores da comunidade, caso se negassem a traficar para o grupo. Além das prisões realizadas hoje, outras 16 pessoas já haviam sido detidas no decorrer das investigações”, salientou o delegado.
*Com informações da Polícia Civil RS