CAXIAS DO SUL | Saiba o que funciona no feriadão de Páscoa

Da redação* | Neste dia 30 de março, será celebrada a Sexta-feira Santa. A data é um feriado nacional e por isso alguns serviços municipais funcionarão em regime diferenciado neste dia em Caxias do Sul. Confira abaixo as informações das unidades da administração direta e indireta para o feriado.

Guarda Municipal: plantão pelo telefone 153.

Samae: regime de plantão pelo telefone 115.

Codeca: No feriado de Sexta-feira Santa, não haverá coleta. A coleta orgânica em Santa Justina, que aconteceria no dia 30/03, ocorrerá no sábado (31/03) no mesmo horário. Da mesma forma, a coleta orgânica em Fazenda Souza e Apanhador também será no dia 31/03, respeitando o horário de sempre.

Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM): devido à programação da Sexta-Feira Santa, haverá bloqueio total no trânsito da rua Sinimbu, entre a Dr. Montaury e a Marquês do Herval, na sexta-feira (30/03), a partir das 13h30, com previsão de liberação a partir das 17h. O trânsito e o transporte coletivo urbano serão desviados pelas ruas Visconde de Pelotas, Bento Gonçalves e Vereador Mário Pezzi. Estão previstas interrupções parciais a partir das 14h20 nas ruas Sinimbu, Dr. Montaury, Do Guia Lopes, Os Dezoito do Forte, Treze de Maio e na avenida Júlio de Castilhos.

Além do Centro, foram programadas procissões nos bairros Serrano (com início às 15h na avenida Serrano Santo Antônio, seguindo pela rua Armindo Luiz Rech em direção à igreja Menino Deus), Ana Rech (prevista para iniciar às 15h30 na avenida Rio Branco, seguindo pelas ruas Silvia Facioli, Nino Marsiaj e retornando pela Av. Rio Branco, com encerramento em frente a igreja) e São Luiz da 6ª Légua (marcada para as 19h30 na rua Domingos Bonato, seguindo pela rua Padre Ângelo Tronca, com encerramento em frente a igreja da comunidade). Nesses locais, não haverá desvios no transporte coletivo.

No feriado, a fiscalização de trânsito e de semáforos funcionam em regime de plantão pelo telefone 118 (ou 3290-3923). Na sexta-feira (30/03), não haverá cobrança do Estacionamento Rotativo Regulamentado (ERR). Todas as tarifas de pós-utilização aplicadas na quinta-feira (29/03) e no sábado (31/03) deverão ter as datas de regularização ajustadas para as 12h de segunda-feira (02/04).

Agricultura: Ceasa Serra estará fechada no feriado. Na Sexta-feira Santa, também não terá Feira do Agricultor e Ponto de Safra, que será antecipado para esta quinta-feira (29/03). A Feira Ecológica funciona normalmente no sábado.

Fundação de Assistência Social (FAS):plantão pelo número 98401-5710, Conselho tutelar 98408.0066 e 99104.7998. Os serviços 24h funcionarão normalmente. Os demais estarão fechados.

Alô, Caxias: não terá atendimento pelo 156. Serviços de reclamações através do site caxias.rs.gov.br, no link Ouvidoria.

Secretaria da Saúde: Expediente normal nos serviços considerados essenciais: Pronto Atendimento 24 horas, UPA Zona Norte, Samu, Central de Regulação de Leitos, Caps Reviver, Serviço Residencial Terapêutico e Unidade de Acolhimento Adulto. A Central de Exames trabalhará apenas em regime de plantão, atendendo urgências e emergências. O Hemocs também estará fechado ao público, inclusive neste sábado (31/03), atendendo apenas os hospitais, em regime de plantão.

Secretaria de Obras e Serviços Públicos: uma equipe de saneamento e infraestrutura viária estará de plantão, pelo telefone 98434-6870, e uma de iluminação pública, pelos telefones 98434-6863 e 99118-9067.

Farmácia do Instituto de Previdência e Assistência Municipal (Ipam): Matriz tem atendimento normal 24 horas.

Secretaria Municipal da Cultura: a Galeria de Arte e Sala de Exposições do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho não contam com mostras em cartaz. Já a Sala de Cinema Ulysses Geremia, também no complexo, estará aberta durante os três dias, com sessões às 19h30 do filme “Lou”. A Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto segue sem atividades no período. Já os museus de Caxias do Sul abrem normalmente neste sábado (31/03), das 9h às 17h. O Museu de Ambiência da Casa de Pedra estará aberto no feriado de Sexta-feira Santa (30/03), das 11h às 17h. Já no domingo (1º/04), é a vez do Monumento Nacional ao Imigrante receber o público, excepcionalmente das 11h às 17h. Nos dias 31 e 1º, os demais museus estarão fechados. Nos três dias, na Casa da Cultura, tanto a Galeria Gerd Bornheim quanto a Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer e o Teatro Municipal Pedro Parenti estarão fechados. O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, a Biblioteca Parque Largo da Estação e a sede administrativa da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), na Estação Férrea, também estarão fechados de sexta a domingo.

Secretaria Municipal do Turismo (Semtur): Os cinco Centros de Atenção ao Turista (CATs) de Caxias do Sul estarão fechados nesta sexta-feira (30/03), em decorrência à Sexta-feira Santa. O atendimento no quiosque normaliza-se no sábado (31/03).

*Com informações da Pref. Mun. de Caxias do Sul

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!