FOTO: Prefeitura de Novo Hamburgo/Divulgação

Da redação* | A área do estacionamento rotativo nas ruas centrais de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, a Faixa Nobre, passará a contar com reforço na sua fiscalização a partir da próxima segunda-feira (2). Durante todo o horário de funcionamento do estacionamento rotativo, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 9h às 13h, os perímetros contarão com a fiscalização da Guarda Municipal com o objetivo de conscientizar os motoristas e orientar sobre o funcionamento do sistema.

Dois guardas municipais em motocicletas se juntarão aos fiscais da Faixa Nobre para a atuação nos locais sinalizados. “Encontramos nesta parceria uma forma de auxílio aos fiscais da Faixa Nobre, visando melhorar a rotatividade dos estacionamentos e evitar transtornos aos usuários, tornando mais justo o sistema”, explicou o diretor-geral da Companhia Municipal de Urbanismo, Joel Gross.

O secretário municipal de Segurança, general Roberto Jungthon, explica que em um primeiro momento, não haverá autuação aos motoristas que infringirem o sistema. “A primeira semana será de informação aos usuários dos estacionamentos para que não haja dúvidas sobre o funcionamento. Queremos que as pessoas assumam esse compromisso, por isso contamos desde já com o apoio dos condutores”, salientou.

Faixa Nobre

O estacionamento rotativo pago nas vias centrais permite o estacionamento, na mesma vaga, pelo período máximo de duas horas. São isentos do pagamento os veículos estacionados por, no máximo, 10 minutos. O usuário do veículo deverá preencher um Cartão da Faixa Nobre, adquirido com os fiscais, em postos de vendas credenciados, ou na sede da Faixa Nobre. O pagamento de cartões de estacionamento está fixado no valor de R$ 1,00 correspondente a uma hora de estacionamento, com tempo limitado a duas horas.

*Com informações da Prefeitura de Novo Hamburgo