rene hass

Foto: Rene Hass/ Divulgação/ SkyscraperCity

Da redação | Um balanço divulgado pelo Município de Canoas mostra que houve redução pela metade do número de crimes de trânsito na cidade, considerando a realização de 12 operações Balada Segura. Os dados referem-se ao primeiro trimestre de 2018, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Nos três primeiros meses deste ano, foram efetuadas 1.457 abordagens, com 426 autuações, 59 medidas administrativas e dois crimes de trânsito. Em 2017, os agentes de trânsito contabilizaram 1.164 abordagens, 421 autuações, 55 medidas administrativas e quatro crimes de trânsito. Ainda dentro das ações da Balada Segura, o percentual de autuados por embriaguez caiu 4,2%.

No primeiro trimestre de 2018, foram registrados nove óbitos em acidentes de trânsito, o mesmo número do período analisado no ano passado. Já os acidentes com danos materiais apresentaram queda de 16%, sendo 339 em 2017 e 283 em 2018.

Outras ações

Além das Baladas Seguras, a Diretoria de Trânsito da SMTM já realizou 12 operações especiais em conjunto com as outras forças de segurança atuantes no município. As equipes de Educação no Trânsito realizaram três blitze educativas, incluindo a do Dia Municipal do Ciclista, em 25 de fevereiro. A unidade iniciou o calendário junto a escolas durante o Prefeitura Mais Perto, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pernambuco, no bairro Niterói.

Infrações

A maior infração registrada no trimestre está relacionada ao excesso de velocidade nas vias: 62,67% das autuações foram por esse motivo, estando na avenida Guilherme Schell o maior índice de autuação. Nesta mesma via foi registrada a maior velocidade de 2018, no dia 13 de março, às 15h, em plena luz do dia. Um veículo estava trafegando a 110 km/h, 83% acima do limite permitido.

A não utilização do cinto de segurança segue sendo motivo para autos de infração, sendo 6,95% dos motoristas autuados por essa razão. Em seguida estão os veículos sem licenciamento, com 3,88% dos casos, e estacionamento em local proibido, com 3,29%.