FOTO: Prefeitura de Nova Santa Rita/Divulgação

Da redação | A Expresso Charqueadas é a nova empresa operadora das linhas municipais de Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O contrato com a prefeitura foi assinado na última terça-feira (10).

A empresa foi à única inscrita no processo de contratação emergencial. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Rodrigo Batistella, para operar as linhas a empresa deverá seguir as regras propostas pela prefeitura no acordo. “Os veículos devem ter no máximo oito anos e acessibilidade universal. Parte da frota deverá ter ar-condicionado”, afirma.

Segundo o diretor da empresa, Marcos Lopes, o desafio será operar com a bilhetagem eletrônica que está prevista no contrato. “Em Charqueadas onde operamos há mais de 20 anos, não existe a bilhetagem”, conta.

O novo sistema de transporte municipal deve começar a operar em no máximo 30 dias. As novas linhas devem ter, em média, entre 3,5 mil e cinco mil passageiros por dia. A tarifa vai continuar em R$ 3,75.

O nome fantasia das linhas serão escolhidos através de uma enquete na página da Prefeitura no Facebook.

Integração

O consórcio ViaNova que é formado pelas empresas Sogal e Viação Montenegro vai continuar operando as linhas intermunicipais de Nova Santa Rita. Atualmente, a empresa também é responsável pelas minhas municipais.

Para essa migração, a Prefeitura espera a ajuda da ViaNova. Depois, a integração será feita através da bilhetagem eletrônica.