FOTO: Derli Colombo Jr./Prefeitura de Canoas

Da redação* | A sala de espera para atendimento no Hospital Universitário (HU) de Canoas estava cheia, mas a rotatividade era grande. Com horários previamente agendados, os pacientes iam chegando e logo sendo acolhidos e atendidos pela equipe médica. Na edição deste sábado (14) do Mutirão de Saúde, realizado pela Prefeitura, em parceria com o Grupo de Apoio à Medicina Preventiva (Gamp), as especialidades contempladas foram a nutrição, a psicologia e a dermatologia.

Moradora do bairro Marechal Rondon, dona Tania Lazzarotto, de 64 anos, aguardava para mostrar o resultado de uma biópsia para a dermatologista. “Com a possibilidade de atendimento aos sábados, a espera para conseguir uma consulta sem dúvida é menor. Não tenho do que reclamar”, salienta Tania.

Não somente a espera é menor, como também há outro motivo para comemorar. De acordo com a diretora assistencial do HU, Louise Chagas, a fila para consultas dermatológicas no hospital está sendo zerada neste sábado. “As pessoas que hoje estão sendo atendidas estão sendo retiradas de uma fila de espera. Tão logo conseguimos atendê-las, se torna possível ofertar mais consultas para novos pacientes que chegam aqui. Os mutirões aos sábados estão sendo muito proveitosos para atender a nossa demanda”, explica Louise.

Das 8h às 17h, cerca de 17 profissionais realizaram 150 consultas dermatológicas, 120 de psicologia e 24 atendimentos de nutrição. O Banco de Sangue do HU também esteve de portas abertas para receber doadores, em uma ação organizada em parceria com o Rotary Club de Canoas. Além da divulgação prévia do Mutirão de Doação, as equipes convidaram os pacientes e seus acompanhantes para participarem da ação de forma voluntária.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na Praça do Avião, no Centro, também recebeu um mutirão de atendimentos, com 100 procedimentos odontológicos agendados para este sábado.

*Com informações da Prefeitura de Canoas