Foto: Rodrigo Ziebell/ SSP

Da redação | O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, anunciou oficialmente a troca de comando na Brigada Militar (BM) e no Instituto-Geral de Perícias (IGP). Os novos nomes foram apresentados nesta sexta-feira (20), após a apresentação da nova tropa da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), que atuará em Porto Alegre.

Na BM, assumirá o comando-geral o coronel Mario Ikeda, atual subcomandante-geral. Em seu lugar entrará o coronel Eduardo Biacchi, diretor do Departamento de Integração, Planejamento e Política de Segurança Pública (DIPS) e coordenador de Gestão Estratégica da SSP. O coronel Julio Cesar Rocha Lopes permanecerá no posto de chefe do Estado-Maior da Corporação.

A nova diretora-geral do IGP será a perita criminal Heloísa Kuser. Ela substituirá o perito criminal Eduardo Lima Silva, que ocupava o cargo desde julho de 2017. Os demais nomes que irão compor a direção do órgão deverão ser anunciados nos próximos dias.

20115810_1491253_GD
Coronel Eduardo Biachi Rodrigues (1ºE), Heloísa Kuser (2ªE) e Coronel Ikeda (1ºD). Foto: Rogrigo Ziebell/ SSP

Ainda não há uma data estabelecida para as posses dos novos gestores de ambas as instituições. A expectativa é de que a passagem de comando na BM e no IGP ocorra logo após a publicação dos atos no Diário Oficial do Estado (DOE).

Mario Ikeda

Ingressou na Brigada Militar em 1985. Foi comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, em Canoas, de 2010 a 2013. Durante a copa do mundo de 2014, ocupou o cargo de gerente de operações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR). De 2015 a 2017, assumiu o Comando de Policiamento da Capital (CPC). Desde janeiro de 2017, é subcomandante-geral da Brigada Militar.

Com informações da Secretaria de Segurança Pública do RS (SSP-RS).