Foto: Luciana Abdur

Foto: Luciana Abdur

Da redação | A nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tamandaré (Rua Vila Lobos, 1023) foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (23). O novo local, nomeado UBS José Mario de Carvalho, conta com três consultórios para atendimentos de pediatria, clínico geral, ginecologista, sala de vacinas e um ambulatório. A estrutura qualifica o atendimento para os moradores da região, pois o antigo local ocupado pela UBS contava apenas com um consultório.

O prefeito Leonardo Pascoal comemorou a entrega das novas instalações que qualificarão o atendimento prestado à população. “Felizmente, entregamos hoje um posto muito melhor para a comunidade do Tamandaré. O novo posto nos permite que, conforme a demanda, consigamos ampliar o quantitativo de consultas médicas oferecidas. Temos feito todos os movimentos possíveis para conseguir entregar melhores serviços na área da saúde, pois isso dialoga diretamente com aquilo que nós estabelecemos como visão de futuro da nossa Administração, que é tornar Esteio uma cidade referência em qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. E qualidade de vida passa, inicialmente, pela questão da saúde para que tenhamos um cuidado maior com as pessoas”, disse.

Pascoal comentou ainda sobre as unidades que estão recebendo adequações. “Em 8 de maio, teremos a ordem de início da reforma e ampliação da UBS Jardim Planalto. O posto do Novo Esteio também está passando por melhorias estruturais. Enfim, não estamos medindo esforços para qualificar o atendimento à saúde para a nossa comunidade. Ampliamos o número de exames oferecidos, fizemos um mutirão de consultas especializadas e conseguimos zerar algumas filas históricas e reduzir praticamente todas as filas de especialidades médicas. Mesmo sendo uma responsabilidade do Estado, assumimos esse compromisso para melhorar a vida da nossa população”, declarou.

A troca de local da UBS Tamandaré faz parte do programa Esteio por Mais Saúde, que tem por objetivo qualificar a rede básica de saúde no Município. Além da contratação de consultas e exames, também estão previstas a ampliação do número de profissionais no setor, compra de equipamentos, melhorias na Farmácia Básica e na Fundação de Saúde Pública São Camilo e modernização nas unidades básicas de saúde (UBSs).

O titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Gerson Cutruneo, ressaltou que a principal questão que trouxe a UBS para o novo local foi a questão da acessibilidade. “Qualquer pessoa, em qualquer circunstância, tem condições de entrar nessa unidade e ser atendida. Essa é uma das questões que buscamos contemplar. Temos uma caminhada muito forte pela frente. O Sistema Único de Saúde (SUS) é o melhor do mundo. Claro que ainda temos muito o que qualificar, mas ninguém faz o que esse sistema faz. E o município de Esteio está fazendo a sua parte”, concluiu.

Com informações da Pref. Mun. de Esteio