CANOAS | Chico Fraga, secretário de governo de Marcos Ronchetti se entrega à Polícia Federal

FOTO: Adriana Franciosi/Arquivo Pessoal

Da redação | O secretário de governo de Canoas na gestão do ex-prefeito Marcos Ronchetti (PSDB), Francisco José de Oliveira Fraga, mais conhecido como Chico Fraga, de 69 anos, se entregou na última quinta-feira (26) à Polícia Federal, em Porto Alegre. Ele foi condenado a seis anos e 11 meses de prisão em regime inicial semiaberto pelo crime de lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Solidária.

Chico Fraga ainda responde a ações penais pelos crimes de corrupção e organização criminosa, que ainda não foram julgadas em segunda instância. A defesa do ex-secretário salienta que ele próprio tomou a decisão de se apresentar à Polícia Federal, e que como não houve o trânsito em julgado, ele ainda é considerado inocente.

Conforme o advogado, Ricardo Cunha Martins, recursos já foram solicitados no STJ e no STF, mas ainda falta o julgamento.

A defesa pedia que a pena fosse cumprida em prisão domiciliar, devido à saúde de Chico Fraga. Porém, a solicitação foi negada pela Justiça. “Ele fez cirurgias recentemente, e entendíamos que seria melhor para ele cumprir a prisão em casa. Mas no regime semiaberto ele tem condições de tomar a medicação, então entendeu que daria para cuidar da saúde assim”, relata o advogado.

Chico Fraga, que é advogado, cumprirá pena no Patronato Lima Drummond, no bairro Teresópolis, em Porto Alegre, e poderá sair para trabalhar.

A Operação Solidária investigou uma fraude em licitações de merenda escolar, obras públicas e do Programa de Saúde da Família em Canoas. Os processos contra o ex-secretário de governo tramitam há mais de 10 anos, e ele ainda responde em outras ações penais, que ainda não foram julgadas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!